LEMBRANÇAS DO MEU BAU

Jogadores e cartolas do Macapá e da FAD, além de alguns torcedores, comemoram a conquista do 1º Copão no gramado do Aluisio Ferreira, em Porto velho/1975

Olhando a vida pelo retrovisor da história, em um dia como o de hoje, domingo (29/07), há 37 anos, em Porto Velho, Rondônia, acontecia a maior conquista da história do futebol amapaense, seguido da conquista de penta campeão do Trem Desportivo Clube na década de oitenta. Nesta data o timaço do Esporte Clube Macapá, com os irmãos Bira, Aldo, Marco Antônio, Haroldo e Assis, mais os craques Aldemir França e Albano, conquistava o 1º Copão da Amazônia, ao vencer o dono da casa, o Ferroviário, por três a zero.

O Interterritorial, também chamado Torneio da Integração e Copão da Amazônia, foi idelizado no Amapá, por Raimundo Osmar Pontes Hollanda (falecido), e quase não é concretizado. O Conselho Nacional de Desportos e a CBD no frigir dos ovos negaram o apoio prometido. Disputaram o título os campeões do Amapá, E.C.Macapá, de Rondônia, o Ferroviário, de Roraima, o Baré  e o Juventus, do Acre, tido como o time mais técnico do torneio.

A competição foi dusputada em turno único, para ser menos dispendiosa, com os 4 clubes jogando entre si. Nos dias 19 e 20 de julho, os jogos Juvenus (AC) 2, Baré (RR) 1, Macapá (AP) 2, Ferroviário 2 (RO), foram anulados. O azulino cumpriu a seguinte campanha: Macapá 1, Juventus 0 (23/07), Macapá 3, Baré 2 (27/07), Macapá 3, Ferroviário 0 (29/07), partida disputada no Estádio Aluisio Ferreira, em Porto Velho, com gols de Barradas aos 17, Marco Antônio aos 63 e Bira aos 75 minutos de jogo.

O árbitro da decisão foi Gomes Lima, da federação local com renda de 41.183,00; o Macapá foi campeão com Aluísio, Castelo, Albano, Nariz e Jonas; Aldemir França e Haroldo Santos; Barradas, Marco Antônio, Carlos Alberto (Bira) e Antônio Pula-Pula(Aldo).

A classificação final foi a seguinte: Macapá em 1º com 6 pontos ganhos, invicto; em 2º Ferroviário com 3 pontos ganhos, uma vitória, um mpate e uma derrota; em 3º, Juventus, que perdeu para o Macapá na estreia e empatou com o Ferroviário e o Baré, que foi o último colocado com duas derrotas e 1 ponto ganho apenas.

No dia 18 deste mês especial para a história do azulino da Avenida FAB, o Esporte Clube Macapá completou 68 anos de fundação. Seu atual presidente é o esportista Wilson Pontes de Sena, ex-atleta, ex-árbitro e ex-presidente da Federação Amapaense de Desportos. O Macapá é o segundo clube mais antigo do Amapá, e o papão de título, com 17 campeonatos conquistado, sendo 16 na era amadora e 1  na era profissional, o primeiro, em 1991.

Sobre a conquista azulina ainda é bom se fazer justiça aos cartolas Raimundo Anaice e Edésio Lobato, aos dirigentes da FAD, Manoel Antônio Dias, presidente, e Pedro Assis de Azevedo, vice-presidente da entidade.

O ditor deste blog e o narrador Nilson Montoril de Araujo transmitiram os jogos do E.C. Macapá pelas ondas da Rádio Educadora São José de Macapá, enquanto Humberto Moreira e Guilherme Jarbas cobriram o Copão pela Rádio Difusora de Macapá. O poster do azulino foi publicado na Revista Placar, edição nº 282 do dia 22 de agosto de 1975, bom a gente sensibilizar o Juca Kfouri.

Anúncios

2 Respostas para “LEMBRANÇAS DO MEU BAU

  1. Essa História, realmente enxe nossos olhos de esperança por que, um dia o futebol amapaense foi feliz na história do esporte. Hoje é uma pena que dirigentes não se entendem para fazer um futebol diferenciado daquela época. Amigo João peço permissão para reinformar esta história no quadro “Esporte Faz História”, na edição de domingo do caderno de esportes do Jornal do Dia. Se aceitar, ficarei muito adradecido, um abraço do amigo Elcio Barbosa!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s