PRAÇA HOMENAGEIA RAIMUNDO ADAMOR PICANÇO

Raimundo Adamor Picanço, o “Wanderley”, um dos melhores goleiros do futebol amapaense, no inicio da carreira

Retomada pelo atual governo, a praça vai garantir aos moradores do Beirol e áreas adjacentes um local de entretenimento, cultura e lazer. O governador do Amapá, Camilo Capiberibe, inaugura nesta sexta-feira, 21, a praça de lazer do bairro Beirol, que se chamará Raimundo Adamor Picanço, conhecido como “Wanderley”, numa justa homenagem ao desportista amapaense que defendeu vários clubes no Estado e faleceu no dia 10 de fevereiro de 2011.

A praça Raimundo Adamor Picanço é mais uma obra que estava paralisada, mas depois de alguns ajustes técnicos, foi retomada pelo atual governo, garantindo à população do Beirol, e áreas circunvizinhas, um local de entretenimento, cultura e lazer.

A partir da inauguração, a intenção do governo do Estado é entregar a administração do espaço para a associação de amigos da praça a ser eleita pelos próprios moradores do bairro. A referida entidade terá o papel de zelar pelo patrimônio que passa a ser novidade no Beirol, que até então não tinha uma praça de lazer.

Orçado em R$ 3.152.687,78, o logradouro contará com uma arena de futebol de areia com duas arquibancadas em concreto armado, cabine de locução, quadra poliesportiva coberta, duas quadras de voleibol de areia, playground, conjunto de banheiros, pavimentação de bloquete, área gramada, lanchonete, centro comunitário e subestação aérea de 150 KVA.

Segundo o secretário de Estado da Infraestrutura, Joel Banha, “a arquitetura aplicada na obra é moderna, o que vai fazer com que as atividades esportivas e de lazer tenham um atrativo a mais. É isso que a nossa população precisa para elevar a sua autoestima”, salientou.

Joel Banha disse ainda que nos próximos dias o governador Camilo Capiberibe estará realizando várias outras inaugurações, como a praça do bairro Marabaixo e o Siac Super Fácil do bairro do Beirol.

O homenageado

Raimundo Adamor Picanço, o Wanderley, nasceu no dia 20 de agosto de 1942, em Macapá. Filho de Silvarina Maria Picanço, foi o primeiro de três descendentes. Aos 12 anos de idade começou sua trajetória pelos campos de futebol do Amapá.

O pontapé inicial foi dado no campo da praça da Matriz, fazendo parte da Fijó – Federação Infanto Juvenil Oratoriana,  criada pelo padre Paulo Di Coppi, e fazia parte da Prelazia de Macapá. Em meio a pequenos campeonatos promovidos pelos padres do PIME, eis que surge o Juventus Esporte Clube, equipe que consagrou o inici0 da carreira de Wanderley como um dos melhores goleiros do Amapá de todos os tempos, aos 16 anos de idade.

A partir daí, Wanderley defendeu diversos times do Amapá, como Santana Clube, Juventus, Sociedade Esportiva e Recreativa São José, Esporte Clube Macapá, Ypiranga Clube e a Seleção Amapaenase de Futebol por várias vezes; Wanderley foi campeão amapaense, excursionou à Guiana Francesa e encerrou sua carreira no Ypiranga Clube.

Raimundo Adamor Picanço também se destacou no carnaval amapaense, sendo um dos membros do maior bloco de sujos da região Norte, A Banda. Foi ele quem sugeriu dar nome ao boneco “Anhanguera” em homenagem à avenida do Bairro do Beirol, onde residiu por muitos anos com sua família.

Deixe um comentário