SOCIEDADE SE MANIFESTA SOBRE INVESTIMENTOS DO GEA EM SAÚDE

A solenidade de assinatura da ordem de serviço para as obras de reforma e ampliação do Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (HCA), ocorrida nesta sexta-feira, 10, reuniu dezenas de pessoas, entre representantes da sociedade civil, profissionais de saúde, gestores de governo e políticos.

Para a enfermeira Marta Melo de Brito, que trabalha há 20 anos no HCA, o início das obras demonstra o compromisso do Governo do Estado com a população, em especial em cuidar bem da saúde das crianças e dos adolescentes do hospital.

O conselheiro municipal de Saúde de Macapá, Hidelfonso Silva, aposta na melhoria dos serviços de saúde do Estado. Ele espera que a Prefeitura Municipal de Macapá faça sua parte, melhorando o acolhimento e atendimento nas 23 unidades de saúde de Macapá. “Caso contrário, o Estado pode construir hospitais, ampliar leitos, mas o atendimento de média e alta complexidade vai continuar estrangulado”, disse.

O deputado estadual Jacy Amanajás, presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, reconhece que os investimentos na saúde estadual são importantes. Há 34 anos atuando como médico no Amapá, Jacy Amanajás enalteceu o trabalho de Camilo Capiberibe para desenvolver a saúde. Da mesma opinião comunga o deputado estadual Manoel Brasil, um dos principais defensores por uma saúde mais ampla e eficiente.

Na opinião da juíza Sueli Pinni, que prestigiou o evento, investir em saúde pública é investir em vidas. Ela, que fez questão de destacar que estava ali no papel de mãe e cidadã, relatou que enquanto usuária do Sistema Único de Saúde (SUS) por opção, já utilizou os serviços do Pronto Atendimento Infantil, época em que levou um de seus filhos pequenos para receber atendimento médico.

“Mesmo que o atendimento demore, as mães sabem que no final seus filhos são medicados. Entrei com meu filho doente e deixei o hospital com ele nos braços e com saúde”, finalizou.

Segundo o presidente da AL, deputado Júnior Favacho, é importante que os deputados enquanto representantes do povo acompanhem a evolução de obras desse porte. Favacho destacou que esta semana a AL aprovou o projeto do Executivo que normatiza as diretrizes do Programa de Tratamento Fora de Domicílio (PTFD), inclusive com reajuste do valor do auxílio financeiro destinado aos pacientes.

“A Assembleia tem se empenhado para ajudar o Estado na aprovação de projetos que atendam os interesses coletivos. O que for para ajudar o povo, vindo do Executivo estadual, iremos apoiar”, observou.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s