Política & Cidadania

SUSPEIÇÃO

Na quarta, 8/05, o Pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá julga a exceção de suspeição impetrada contra o juiz federal João Bosco pelo prefeito de Ferreira Gomes, Valdo Isacksson, cassado sob acusação de compra de voto. A sessão será realizada no plenário do TRE-AP às 17h.

O autor da ação alega que o juiz João Bosco já contratou os serviços do advogado do PMDB, Elcias Borges, principal interessado no seu fastamento da Prefeitura de Ferreira Gomes. Vai esquentar a  temperatura lá pelas bandas do TRE.

PENHORA

Infelizmente a Sociedade Esportiva e Recreativa São José parece  enveredar por trilha maldita que levou Trem, Macapá, Amapá, Ipiranga, Independente a perderem Sanjusapatrimônio construido com  sacrifício de abnegados, de gente que deu sangue e suor pelos clubes do Amapá. Primeiro era uma dívida contraída com o futebol de 45 mil reais, agora já apareceu outra de 200 mil em mãos de empresário doido pra a brir um lojão na José Tupinambá de Almeida, bem no coração do Laguinho.

ANEXO

Na gestão do presidente Jorge Amanajás setores importantes da opinião pública questionaram a necessidade da construção do anexo da ALAP, no que foram prontamente rechaçados. Envolvida em denúncias, a obra caiu no descaso, parou por decisão dos problemas provocados pelas gestões que sucederam a administração de Amanajás, até que os embaraço$ fossem superados; a depender de recursos e prioridades, parece que os deputados resolveram ‘prestigiar’ a Escola do Legislativo e aloprar na criação de cargos em comissão e nos gastos com propaganda, deixando anexo de lado. 

JANETE

Depois alguns ‘analistas’ da política tucuju não sabem porque a deputada do PSB é campeã de voto, a ponto de ter liderado as duas últimas eleições à Câmara Federal no Amapá, a última concorrendo sub judice. Janete, sozinha, responde por 90% das emendas parlamentares para a construção de creches no Estado. Em Santana, com recursos das emendas da deputada e a contra partida do GEA, foram construidas três creches. Para Macapá a socialista trouxe 2 milhões de reais de emendas parlamentares possibilitando a construção das creches do Jandiá, Cuba de Asfalto, Novo Horizonte e Curiaú.

UNIMED

Segue em crise, em meio a tormentosa boataria, desinformação e preocupação por parte da população que depende do atendimento em saude da maior cooperativa de médicos do Estado. Não é de hoje que se sabe que a UNIMED Macapá padece de falta de gestão competente, mas também escorrega na maionese da disputa política, da corrupção, do nepotismo, o que tem impedido a instituição de se adaptar às exigências do mercado; mesmo na UTI, se quiser continuar respirando, pelo menos, vai ter que sanear um rombo de 30 milhões de reais que veio se acumulando nos últimos anos, prejuízo que pode custar até 200 mil reais ao bolso de cada médico cooperado. Chiadeira é o que não falta aos profissionais sem culpa no cartório.

CIDADE

O tapa buraco que deu tanto o que falar não funciona a contento; o prefeito Clécio Vieira precisa dar uma olhada nisso, e outra coisa: não adianta a capina sem levar para o lugar devido o  que restou da ação dos garis – mato, lama, copos descartáveis, sujeira que fica  acumalado na via pública, virando lixeira viciada, como pode se ver na esquina da Procópio Rola com a General Rondon e no estacionamento do Teatro das Bacabeiras. Na Cândido Mendes, artéria mais importante do comércio de Macapá, a buraqueira, incólume, segue desafiando o poder público.

INTOLERÂNCIA

A violência e a intolerância não são elementos inevitáveis no “DNA cultural” das religiões, mas sim efeitos colaterais da aliança entre fé e política, para os quais as tradições religiosas são capazes de desenvolver antídotos pacifistas.

A opinião é da escritora britânica Karen Armstrong, 68, que participa do ciclo Fronteiras do Pensamento amanhã, em São Paulo. Ex-freira, Armstrong estudou literatura na Universidade de Oxford.

Em entrevista à Folha de São Paulo ela disse que “A ética da compaixão é o centro das grandes tradições religiosas e que é preciso retomá-la”, se quisermos construir um mundo melhor.

DESCASO

Portal de NotDescasoícias MZ descobre que comando de greve dos professores – uma minoria ligada ao presidente Aroldo Rabelo, adotou a residência do ex-governador Waldez Goés, na rua Professor Tostes, no Buritizal, como ponto de encontro para o movimento paredista. Tem lá suas justificativas: uma delas confirma o que todo mundo já sabia, ou seja, que a mobilização é polítiqueira; a outra se explica pelo registro (foto) pouco recomendável aos que dirigem o Sinsepeap, que é a sede da instituição isolada por tapume, tomada pelo mato e lixo. Para lembrar que o Sinpeap é o maior sindicato de classe do Amapá, com milhares de associados, e a obra da sede está comprometida por falcatruas que foram negociadas nas últimas eleições para a presidência da entidade.

AINDA BEM

No caso da nova eleição da OAB tranquiliza o discurso dos membros das duas chapas, a que venceu, com Paulo Campelo, e a que perdeu, com Narson Galeno, ambos recohecendo que a disputa causou desgastes, ambos reconhecendo que a eleição ficou pra trás, ambos pregando a união dos advogados, ambos achando que a instituição deve uma atuação mais incisiva no seio da sociedade amapaense,   na luta contra a corrupção, a favor dos direitos humanos e da ordem jurídica. Pode ser, deve ser assim, afinal de contas tudo que aconteceu serviu para mostrar a importância da OAB e o interesse dos advogados pela sua instituição.

UMAS & OUTRAS

A ‘burrocracia’ existe e funciona mesmo, amigo! Nem pesadas multas impostas a gestores da coisa pública em razão de decisão judicial pode com essa coisa que desrespeita o cidadão no seu direito adquirido<>Uma decisão judicial resultante de ação ordinária de cobrança que deveria ser cumprida em 72 horas beneficiando alguns sevidores públicos com a incorporação de perdas em seus salários, sumiu entre a Procuradoria do Município de Macapá e a Secretaria de Administração da PMM faz algumas semanas; caiu em algum buraco negro, ninguém sabe dizer aonde foi parar<>Uma diz que mandou, e até dar o numero do processo e o dia que enviou; a outra jura por todos os santos que não recebeu…É fazer troça com uma decisão judicial. Queria ver isso acabar? Era só fazer a multa sair do bolso do prefeito, que no caso responde pelo município de Macapá<>Posso ter passado batido, mas ao que tudo indica o Sindicato dos Jornalistas não soltou uma nota sequer em razão do falecimento do companheiro Correa Neto, que não era sindicalizado ao que me consta, mas foi um profissional que dignificou por mais de quarenta anos a profissão de jornalista no Amapá<>Vem aí o Cortejo da Murta deste ano; e vem com tudo em cima, garante o sambista e promoter, Carlos Pirú; o auge do C ortejo acontece dia 19, com saída dos marabaixeiros e batuqueiros da frente da Casa do Artesão para a velha Igreja de São José, no centro da cidade; o Piru está apostando na participação das comunidades do interior<>No basquetebol, o tricolor, na decisão do segundo turno, cedeu ao Ypiranga de novo, desta vez de virada, no clássico triconil; com a vitória o Time da Tôrre ganhou tambem o segundo turno e o Campeonato adulto masculino de 2013 direto, imitando o Botafogo no futebol do Rio de Janeiro<>Parabéns aos pupilos do Mário Cuia, que continua tirando sarro da galera tricolor<>Parabéns ao Agostinho e a toda sua diretoria pelo sucesso da competição<>Ali no Santa Helena, melhor sorvete da cidade, entre uma bola de açaí e outra de cupuaçú, levo um papo cabeça com o amigo Vicente Rocha, o ‘Doutor’, e a professora Lúcia curtindo a neta mais velha se preparando para o vestibular de medicina; conversamos  no passado, no presente e no futuro, olhando a vida que passa por entre os dedos das mãos, pelas frestas da memória para nunca mais voltar<>Por hoje é só, até mais ver amigo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s