UTE SANTANA COMPLETA VINTE ANOS DE FUNCIONAMENTO

Vista panorâmica da UTE Santana

Vista panorâmica da UTE Santana, maior parque de geração de energia elétrica do Amapá

A Usina Térmica (UTE) Santana completa este mês 20 anos de geração de energia no Sistema Hidrotérmico do Amapá, que atende mais de 500 mil pessoas em treze dos dezesseis municípios, o que representa mais de 80% da população amapaense. Instalada na rodovia Duca Serra, que interliga a capital do Estado ao município de Santana, 17 km distante de Macapá, a UTE é o principal parque de geração de energia elétrica do Amapá, motivo de orgulho para os que operam o sistema.

A Gerência Regional em conjunto com a Gerência da Divisão Térmica preparam uma celebração de Ação de Graças, dia 30 de abril, às 09h, no pátio da Usina Térmica, com homenagens aos empregados que trabalham na Usina há duas décadas e lembranças comemorativas a toda a força de trabalho da Eletrobras Eletronorte Amapá. “Estamos pesquisando o dia, a hora e o operador que acionou a primeira geradora para completarmos a história da UTE Santana repleta de êxitos”, conta emocionado Jânio Aragão, atual gerente da UTE Santana.

A construção de uma Usina Térmica para aumentar a geração de energia elétrica no Amapá começou a ser planejada na metade da década de 1980, segundo publicações da história da Eletronorte, com a previsão de instalação de unidades térmicas a gás e a implantação da terceira unidade geradora na Hidrelétrica Coaracy Nunes, com o objetivo de suprir a demanda de energia elétrica do Estado e livrar a população dos constantes racionamentos.

A crise energética foi agravada com a transformação do Território Federal em Estado do Amapá, por ocasião da promulgação da Constituição Federal em 1988, o

que provocou um processo migratório acentuado, principalmente na capital Macapá que recebeu um crescimento populacional desordenado, e em conseqüência o surgimento de novos bairros, a invasão de áreas alagadas e o aumento do consumo de energia.

A estratégia da Eletronorte, na época, foi investir na implantação do Parque Termoelétrico de Santana, inaugurado em abril de 1993, com três unidades geradoras tipo a gás LM2500, transportadas do Parque Termoelétrico de Camaçari-BA. Duas novas máquinas foram instaladas em julho de 1993 (TG-03) e novembro de 1993 (TG-02), perfazendo um total de 54 megawatts instalados

apenas na primeira etapa. Na próxima edição acompanhe mais um capítulo dos 20 anos da UTE Santana.

A atual capacidade de geração da UTE Santana é de 116 MW somados aos 45 MW da produtora independente contratada
pela Eletrobras Eletronorte. Também Integra o atual Sistema Térmico do Amapá a UTE 2, da Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA), instalada ao lado da UTE Santana com 60 MW de potência instalada.

Oscar Filho – assessoria de comunicação

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s