Política & Cidadania

 A ÚLTIMA NOTIFICAÇÃO

Foi embora velho companheiro de luta, um ‘farol’ que tinha luz própria e vivia aceso para enxergar melhor as fontes e os lugares sombrios de onde vinham as injustiças; parecia de vigilia correanetositecontra os ladrões do dinheiro público, contra o poder opressor dos despreparados para exercer o poder; nunca o vi com medo, nunca vi seu nome em listas de propina.

Foi um guerreiro que morreu de pé: não passou pro outro lado, não escamoteava a notícia; foi preso pelo poder discricionário do governador Barcellos e não fugia do debate nem mesmo contra os radicais das redes sociais; deixa um legado importante, vai fazer falta ao jornalismo de verdade!

Vale o registro: na sexta-feira anterior à sua despedida no domingo, uma ‘graúna’ sinistra ainda fez chegar ao endereço do jornalista a última notificação da sua vida, da sua luta que não foi em vão, creia amigo, onde estiver.

FARRA DA COPA

Continua célere e pimpeira em todos os quadrantes em que a bola vai rolar este ano (Copa das Confederações) e o ano que vem (Copa do Mundo da FIFA), ou seja, em doze capitais do País. Alguns detalhes milionários pressionam os gastos com a organização dos dois eventos se aproximando dos dez bilhões de reais, caso do telão de LED do Itaquerão, estádio do Corinthians – 170 metros de largura por 20 de altura, o maior do mundo em um estádio de futebol.

INDIFERENÇA

Com a gente, é o que demonstra o ex-presidente da república e do Senado, neste caso, bem ou mal, eleito e reeleito com o voto do povo amapaense. Claro que estou falando de José Sarney, 82 anos, há 23 senador pelo PMDB do Amapá, escondendo do povo a verdade sobre sua candidatura ao Senado. No final de semana, em reportagem publicada no jornal da família, Sarney disse que não vai deixar a vida pública, mas se nascesse de novo não entraria mais na política; se vai ser candidato ou não, nada disse, nada lhe foi perguntado. Ficou devendo de novo.

BRADESCO

Novamente quebra seu próprio recorde e foi anunciado como o banco privado de maior lucro no primero trimestre deste ano no Brasil; daí é que o correntistas, pagando taxas absurdas, juros escorchantes não entendem por por que a instituição não oferece um serviço melhor no Amapá, que não seja a rotina das filas a perder de vista, atendimento moroso, máquinas que não funcionam (caindo aos pedaços), insegurança e desconforto. Sem falar, mas já falando, que as agências do Bradesco espalhadas pela cidade são insuficientes para o atendimento da demanda que cresce a cada dia que passa.

JOÃOSINHO

Em parceria com Amadeu Cavalcante, Celso Viáfora, Dante Ozzeti, Enrico Di Miiceli e Wal Milhomen, Joãosinho Gomes emplacou Musacinco das catorze canções que compõe o novo CD da cantora Patricia Bastos. Ponha nessa contagem a faixa título do novo trabalho de Patricia, ‘Zulusa’, que é uma modelagem dos talentos de Joãosinho Gomes e Celso Viáfora. Sobre a musa da música do Amapá e da Amazonia, eu disse a Joãosinho Gomes que, se Patricia não tivesse nascido no Amapá e a critica fosse séria, há muito ja estaria no grupo das maiores cantoras do País. Mas o João garante que ela chega logo, logo!

FISCALIZAÇÃO

Essa eu ví, ninguém me contou. Um motoqueiro trajando uniforme de mototaxista, pilotando moto com indentificação de mototaxista, trabalhando como mototaxista, não era mototaxista! A casa caiu logo ali na esquina da General Gurjão com a Rua São José, quando levava uma passageira e cometeu uma barberagem, batendo na trazeiras de um Fiesta que trefegava no sentido da velha catedral de São José.

E advinha o que foi que aconteceu! O tal mototaxista levantou-se, olhou pro lado, olhou pro outro, montou na sua máquina e abriu no trecho, deixando sua passageira entregue ao dono do Fiesta, que a conduziu ao Hospital de Emergência.

Moral da história: falta fiscalização no trânsito de Macapá para coibir os abusos dos mototaxistas clandestinos, para quem as leis do trânsito não valem nada, e a vida das pessoas que eles carregam na garupa também. Fique de olho.

ETANOL

No Brasil a coisa funciona assim: o governo oferece incentivo fiscal à indústria, que produz mais etanol, o que aumenta a oferta do combustivel não-poluente nos postos de gasolina, mas o preço do litro continua lá em cima como  se houvesse um cartel devastador impedindo que a livre concorrência pressione pra baixo o preço do produto ao consumid0r. A gente só queria saber quando isso vai mudar, se é que vai mudar um dia.

RODOVIA JK

Em alguns trechos a JK está precisando da atenção do secretário Bruno Mineiro, até porque foi revitalizada já no governo de Camilo Capiberibe. São crateras perigosas, abertas principalmente na faixa da direita, no sentido Fazendinha/Macapá, algumas próximas ao Posto de Gasolina, próximas à Casa do Bolero. Outro problema é a falta de drenagem que forma um rio em torno do Monumento do Marco Zero do Equador em dias de chuva intensa.

UMAS & OUTRAS

Como morador do que se chamava antigamente Largo da Matriz, venho percebendo a boa vontade de Dom Pedro Conti em reavivar tradições e recuperar o que foi perdido pela Igreja e o povo católico do Amapá, como o Arraial de São José e a Rádio Educadora São José de Macapá; recentemente trouxe de volta a figura do sineiro, que estava sumida desde que morreram alguns sineiros conhecidos da comunidade, como Estandislau Araujo, o ‘Estandico’ e o senhor Marinho, que fez isso a vida toda, desde Padre Júlio Maria Lombarde, dizia ele próprio e os macapaenses mais velhos que ele; como nos bons tempos – essa é a novidade,  quem mora na cercania da velha catedral de São José voltou a ouvir o sino tocar três vezes ao dia: cedo da manhã, ao meio-dia e seis horas da tarde; na balada que vai, quem sabe o dinamismo de Dom Pedro Conti não traz de volta o jornal A Voz Católica e o Cine João XXIII<>Senador João Capiberibe em discurso no Senado ressaltou a importância do jornalista Antônio Correa Neto, dizendo que sua ausência abre uma lacuna na trincheira do jornalismo combativo no Amapá e na Amazônia<>Quem escreve para a televisão, quem faz televisão ao vivo ou não, não pode ‘brigar’ com a imagem que chega ao telespectador, seja editada ou não…Coisa desse tipo: dizer que tem tráfego intenso numa rua em que não se vê uma viva alma, nem de carro, nem de moto, ou andando a pé<>Futebol é isso, quem imaginava que o Bayern de Munique, mesmo sendo uma grande equipe, mesmo jogando em casa, iria meter um chocolate de quatro a zero no poderoso Barça, de Lionel Messi, que agora vai ter que se virar no jogo da volta? O Barça parecia o Santos de 2012: ficou embasbacado olhando os alemães comer a bola<>Não importa quem seja o senador Mário Couto (PSDB/PA), o que importa é que ele faz uma denúncia consistente contra um senador no exercício do mandato, no caso Jáder Barbalho (PMDB/PA), que não incluiu uma emissora de televisão, a TV Tapajós, na lista dos bens entregue à Mesa do Senado quando da sua posse<>Couto pediu a manifestação da presidência do Senado (leia-se Renan Calheiros (PMDB-AL), sobre  ‘esquecimento’ do Jáder<>Convincente a liderança de Felipe Menezes, jovem presidente da Federação Espirita do Amapá; a pregação no velório do jornalista Correa Neto, me deixou bem impressionado, pela paz de espírito, pela clareza da mensagem sobre a vida e a morte, sobre o legado do jonalista<>Ninguém aguenta mais a violência; a população que viu a reação dos seguranças do empresário da Timbiras e do BOPE, ontem, aplaudiu o desfecho da caçada aos bandidos<>Por hoje é só.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s