JOAQUIM BARBOSA ENTRA PARA A LISTA DOS MAIS INFLUENTES DA REVISTA ‘TIME’

O ministro Joaquim Barbosa, presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), entrou para a lista das cem pessoas mais influentes do mundo, publicada pela revista americana “Time” de 2013. Outro brasileiro incluído na lista é o chef Alex Atala.

Para revista, o presidente do Supremo “simboliza a promessa de um novo Brasil” comprometido com a diversidade cultural e com a igualdade.

A revista menciona o fato de Barbosa ser o primeiro negro a chegar a presidência da mais alta Corte e destaca a importância de sua atuação no cargo.

A “Time” cita também o fato de Barbosa ter sido nomeado por Luiz Inácio Lula da Silva em 2003 para o STF e demonstrar ser um juiz independente, pois participou da condenação de políticos próximos ao ex-presidente no ano passado, referindo-se a José Dirceu e outros petistas, réus no escândalo do mensalão.

joaquim13

Durante sessão do STF de análise do processo do mensalão, ministro Joaquim Barbosa usa cadeira diferente dos colegas; ele sofre com dores crônicas nas costas

A publicação destaca ainda que Barbosa buscou na educação o meio de escapar da pobreza. “Um dos oito filhos de um pedreiro, Barbosa trabalhou como faxineiro e tipógrafo no Senado para se sustentar durante a faculdade de direito.”

A revista cita o doutorado que Barbosa fez na Universidade Sorbonne na França e a sua atuação como professor do Instituto de Direito da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, além de ter aprendido quatro línguas estrangeiras.

Para ilustrar a popularidade do presidente do Supremo no país, a “Time” lembra que a máscara do ministro foi uma das mais populares no Carnaval deste ano, o que, segundo a revista, é uma homenagem de um país “que importou mais escravos do que qualquer outro nas Américas”.

O perfil de Barbosa foi feito por Sarah Cleveland, professora de direito da Universidade de Columbia.

“Gostei. Me senti, claro, muito honrado, acho que é uma honra muito grande para este tribunal, para a jurisdição constitucional no Brasil. Quanto a mim, extremamente feliz e honrado”, disse Barbosa ao comentar a publicação durante intervalo da sessão do STF desta quinta-feira (18). “Achei muito bom. Fiquei muito feliz, lisonjeado, muito honrado, alegre”, completou.

Em dezembro de 2012, o presidente do STF entrou para lista de líderes iberoamericanos do jornal espanhol “El País” por seu trabalho como relator no julgamento do mensalão. Segundo o jornal, sua atuação foi um marco na Justiça brasileira.”[Ele] não hesitou em propor duras condenações a amigos próximos do Lula”.

DILMA

Alan Marques/Folhapress
Dilma participa de evento no Palácio do Planalto
Dilma participa de evento no Palácio do Planalto

No ano passado, o perfil de Dilma foi escrito pela colega Cristina Kirchner, que destaca a foto em que a presidente brasileira encara um tribunal militar em 1969, durante a ditadura. Dilma tinha 22 anos. O texto diz que a mulher que Cristina conheceu em 2003, ainda ministra de Lula, “tinha o mesmo compromisso que a garota da foto”.

“Ela e eu compartilhamos várias experiências pessoais: a orientação que vem de nossa herança imigrante, o ativismo na juventude e os desafios encarados por mulheres quando tentam crescer num espaço dominado pelos homens. E nós concordamos que desigualdade social é o maior problema que encaram nossos países”, escreveu Cristina.

Por fim, Cristina afirma que o Brasil sob Dilma está “convencido de que seu interesse nacional está absolutamente conectado aos de seus vizinhos”.

Em 2012, o bilionário Eike Batista e a presidente da Petrobras, Maria das Graças Silva Foster, também fizeram parte do grupo dos mais inflentes para “Time”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s