POLÍTICA & CIDADANIA

João Silva

DESRESPEITO

Os cupinchas do Sarney sempre estão disposta a fazer o que seu mestre mandar. E o mestre desceu aqui sábado e mandou espalhar que devemos nos tranquilizar com o projeto do senador Walter Pinheiro por que a Dilma garante que o Amapá será compensado por eventual prejuízo no caso da aprovação da nova partilha do FPE.

Para o Amapá a promessa que o vento leva, mesmo que seja da presidente, enquanto que, para o Maranhão, para o governo da filha,  um dos principais beneficiados pela proposta do prlamentar baiano, Sarney acena com a segurança da lei.

Bom seria inverter: mandar a promessa pro Maranhão e oferecer ao Amapá a segurança de uma lei que não prejudique os interesses do povo amapaense, não acham? Vai fazer gracinha no raio que o parta!!

PRIORIDADE

Alguém se deu o trabalho de fazer as contas para mostrar o que poderia ser feito pelos brasileiros com sete bilhões de reais investidos até agora na construção dos estádios que serão utilizados na Copa do Mundo de 2014.

Vamos lá então: poderiam ser construidos 123 hospitais, 149 estações de metrô, 2.857 creches, 10,6 mil quilômetros de rodovias poderiam ser pavimentados e 20, 3 milhões de leptops poderiam ser distribuidos aos estudantes pobres.

E olha só: o Brasil foi sede da Copa de 50, nunca deixou de ir a uma copa e ostenta um titulo singular, o de pentacampeão. O que deveria ser prioridade neste País, como o fim do analfabetismo, não interessa aos senhores de Brasília.

FOLGADOS

Falar em senhores de Brasíia, lá vem a idéia de salários estratosféricos, preguiça e privilégios que passam de legislatura em legislatura, de pai pra fiho! Temos deputado de mais, senador de mais, ministro de mais, ministérios e cargos de mais.

Os políticos são espertalhões e nós, o povo, bobalhões, afinal eles vivem em um paraíso sustentado por nós, os eleitores e contribuintes, que precisam se virar pra não morrer nas emboscadas do crime que toma conta das cidades brasileiras. E vai ficando por isso mesmo.

GOVERNO

No Amapá todo mundo quer tirar uma lasca do governo; uns uma lasquinha, outros uma lasca mais ou menos, e os mais audaciosos tudo que for possível; se não for possível, viram críticos de morte, pressionam, achacam, mentem e detratam achando que isso resolve.

Tem gente que vive assim, que fez disso um estilo de vida, que nem a corda no pescoço das condenações na justiça faz pensar na sua família e na família dos outros que não tem nada a ver com seu mau caratismo.

ESFORÇO

Muito bonito o trabalho voluntário daqueles que tentam minorar o sofrimento dos cancerosos pobres do Amapá, daqueles que não possuem plano médico e são assistidos pelo SUS através das unidades do sistema de saude do Estado.

Única coisa que preocupa é a politização desse trabalho importante para a sociedade amapaense. A questão da saude no Amapá repercute a questão da saude no País, mas precisa melhorar.

No caso do atual governo, os críticos não podem ignorar o “legado” deixado pela administração anterior, quando três secretarios foram presos por desvio de recursos da saúde, causando prejuízo aos mais pobres, aos que precisam de medicamento, de leitos, de hospitais públicos bem aparelhados.

PARÁ

Numa rodada de gente da crônica do Pará e do Amapá tomando uma gelosa espumosa no Bar do Parque em Belém, bote tempo, meu amigo Zaire Filho perguntou por quem se embebadava minha paixão, se pelo Remo ou Paysandú.

Eu disse que torcia pelo América do Rio e pelo São José de Macapá. Isso faz tempo, e continua, mas não me impede de tirar o chapeu para os nossos vizinhos e a sua paixão por Remo e Paysandu, reconhecida até pela turma da Nave Platinada. Futebol no Pará é isso, paixão, no Amapá lembranças que lá seu vão…

PALANQUE

Mais uma pantomina do ex-presidente Lula, que misturou o aniversário do PT com a eleição do ano que vem. Botou o governo na rua e a sua candidata para percorrer o País em cima de um palanque daqueles. Pior é que a oposição pegou corda, e topou a antecipação da campanha.

Imagine se o Brasil não fosse o País do pibinho, da Patrobras fazendo água e da inflação querendo voltar, para desespero de 193 milhões de filhos de Deus, que é brasileiro, sim, senhor, vamos acreditar, amigo, se não já tinha levado o farelo.

BURACOS

A TV Amapá tem direito de realizar um forum para discutir as causas da buraqueira de Macapá, mas acho que não era preciso tanto, afinal todo mundo sabe que a buraqueira foi produzida pelos desgovernos dos senhores Waldez e Roberto Goés, fato que não é citado pelos debatedores engessados pela censura prévia, o que é lamentável.

Outra coisa é o desinteresse dos nossos governantes por obras de infraestrutura urbana de qualidade, duradouras, bem feitas, capazes de libertar a cidade das carências e mazelas históricas que estão à vista de todos, como a invasão das áreas de ressaca, coleta de lixo deficiente, rede de esgoto precária, pavimentação vencida, arterias sem drenagem, sem meio fio e sinalização.

A Tv Amapá prestaria um grande serviço a sociedade se decidisse montar plantão na porta da Justiça do Amapá para cobrar agilidade no julgamento das denúncias oferecidas pelo MPE contra figurões que meteram a mão no dinheiro do povo, fecharam as unidades básicas de saúde, deixaram a cidade esburacada e 14 mil crianças fora da sala de aula nos útimos quatro anos.

TRAGÉDIA DE SANTANA

Sob o leite derramado todo mundo agora as causas da tragédia, inclusive a própria Anglo American, que no entendimento dos familiares das vítimas e da opinião pública é a principal responsável pelo desmoronamento que matou seis  trabalhadores da empresa.

Se os vereadores de Santana, o IMAP, os senadores, o COEMA, o CREA, a Secretria de Meio Ambiente de Santana, os deputados federais, os deputados estaduais, o Ministério Público, a Policia Federal, a Policia Técnica, a Capitânia dos Portos, e a SEMA fizessem sua obrigação, quem sabe, poderiam ter evitado as mortes que hoje enlutam seis famílias pobres de Santana.

UMAS & OUTRAS

Curiosamente, Simon Bolivar para Karl Marx era um sujeito mediocre e grotesco; o autor de “O Capital”, contratado pelo diretor do New York Daily Tribune, Charles Dana, escreveu sobre o símbolo da esquerda latino-americana em 1857, mas nada que se comparasse ao que foi escrito sobre Bolivar em “O Libertador”, livro de Moacir Werneck de Castro que voce pode adquirir pela Internet, na livraria da Folha de São Paulo, confira<>Disputa em Pedra Branca  segue parelha, dizem entendidos; de um lado o irmão Wilson (PSB), apoiado pelo PSOL,  PT,  por parte do PMDB, PPS e  PC do B; do outro lado, o candidato Gemaque (PR) apoioado pelo PDT, PP e mineradoras; Os dois candidatos e seus apoiadores  polarizam a preferência do eleitorado<>No palanque do irmão Wilson (PSB), senadores  João Capiberibe (PSB), Randolfe Rodrigues (PSOL), prefeito Cléco Luis (PSOL), governador Camilo (PSB), deputada Fátima Pelaes (PMDB),  deputado estadual Zé Luis (PT), o vereador de Santana, Zé Roberto, e o prefeito de Porto Grande, Tonho Matapi (PSB); no palanque do PR, o deputado federal Vinicius Gurgel (PR), o ex-governador Waldez Goés e a deputada estadual Marília Goés (PDT); a eleição está marcada para este domingo<> Ministro Mantega está garantindo que o governo não vai permitir a volta da inflação e disse que os alimentos, um dos vilões da alta de preço, irão baratear nos próximos dias; vamos aguardar pra conferir<>A PEC 37 é um absurdo, uma fronta, um retrocesso que conspira contra a democracia e a sociedade brasileira…”É péssima”, disse o presidente da mais alta corte do País, ministro Joquim Barbosa<>Ainda sobre a PEC 37, cabe ao Ministério Público oferecer denúncia, o que não pode ser feita, convenhamos, sem a apuração dos fatos, ficando a investigação criminal a cargo da Policia Federal e da Policia Civil, como garante o artigo 144 da Constituição Federal<>Só agora, passado tanto tempo da sua fuga para o exterior, João Capiberibe descobre través de terceiro que havia no DOPS um prontuário (5233) em seu nome; prontuário de um subversivo em fuga, e que deveria ser preso pela Policia de São Paulo, o que não aconteceu<>A divulgação do prontuário resulta do trabalho da Comissão da Verdade, que será criada no Amapá também, garantiu João Capiberibe no programa Café com Notícia, das jornalistas Márcia Correa e Ana Girlene<>Simpática, comunicativa, tive a honra de conhecer Elaine Juarez na festa dos 40 anos do radialista Tarciso Franco…É uma boa revelação que lembra outra Elaine que introduzi no jornalismo e brilhou na telinha da TV Amapá, parabéns<>Por hoje é só.

Anúncios

2 Respostas para “POLÍTICA & CIDADANIA

  1. Com o dinheiro que está sendo gasto na copa, daria para resolver o problema da seca no nordeste. Era uma questão de escolha; e escolheram a copa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s