Política & Cidadania

PARCERIA

A segunda-feira (25/03) começa quente com o anúncio oficial da parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Macapá, pouco depois das sete horas da manhã, no Palácio do Setentrião com a presença da imprensa. Além do governador Camilo (PSB) e Clécio Luis (PSOL), estarão no encontro, firmando apoia à parceria, os senadores João Capiberibe (PSB)  e Ranolfe Rodrigues (PSOL), além de alguns secretários municipais e estaduais. Na primeira etapa, a parceria vai abranger as áreas da saude, educação, limpeza pública e tapa buraco.

ABACAXI

A semana será decisiva para o Amapá no Senado Federal, quando deverá ser votado o substitutivo do senador Walter Pinheiro (PT/BA) alterando a partilha do FPE; segundo estudos feitos por técnicos do GEA, ficando como está, a proposta do parlamentar baiano impõe a curto prazo um baque de cem milhões de reais na receita do Estado.

Cansandos de gastarem a sola do sapato andando de gabinete em gabinete sem conseguir o adiamento da votação do susbstitutivo  prejudicial aos interesses do Amapá, senadores Randolfe Rodrigues (PSOL) e João Capiberibe (PSB), levaram o abacaxi pro José Sarney ajudar a descascar. Achei que a cara dele (Sarney) na foto com Randolfe e o Capi não estava legal.Vamos ver.

MELHOROU

Claro que a participação dos fiéis aumentou no dia da procissão, a organização melhorou, a volta do arraial foi importante, tudo isso deu um novo alento aos festejos em louvor a São José, Padroeiro de Macapá, que é também padroeiro do Estado do Amapá.

A parceria da Diocese com algumas instituições importantes deu certo, e eu ouvi até o som da bandinha, o fuguetório diante da catedral iluminada como nos velhos tempos. Ano que vem espero que outros atrativos que sumiram reapareçam com toda força. Na terra do já teve, a festa de São José era considerado o segundo natal dos macapaenses.

DEMODÉ

Convenhamos, a presidente Dilma pisou na bola e não pode insistir numa conduta que não faz bem a sua imagem, a um País que apesar de rico ainda sofre de mazelas há muito já desenraizadas por paises mais pobres que o Brasil, como o grande número de homicídios, o anlfabetismo e a miséria endêmifca. Ainda mais quando se ver o nosso papa (eu sou católico apostólico romano) sinalizando contra a luxuria, a vaidade, a ostentação.

MERCADO

Obra de mais de quatro milhões, o novo Mercado do Peixe será inaugurado dia 27, segundo anuncio feito pelo governador Camilo Capiberibe. No entorno haverá mais investimento. O Governo vai desembolsar perto de 1 ilhão com a idenização de algumas famílias. No local serão instalados os baiuqueiros que ocupam instalações improvisadas na  baixada da residência oficial, próximo à feira antiga. A obra do entorno será bancada por recursos do estado e deve começar logo após  a indenização das famílias.

ALÍVIO

Sobre os produtos Ades impróprios para o consumo, a Coordenadoria Estadual de Vigilância em Saúde (CVS), por determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), já comunicou à Vigilância Sanitária de Macapá e Santana e à Associação de Supermercados a suspensão, venda, distribuição e fabricação de produtos com soja da marca  fabricados pela linha de produção TBA 3G.

Contra a decisão da Anvisa, alguns supermercados de Macapá disseram que não há o que ser retirado das prateleiras, adiantando que lotes que não atenderam as exigencias regulamentares não estão sendo comercializados no Amapá.

PARECER

Dependendo de decisão dos membros do Órgão Especial do Conselho Federal da OAB, expressa em consulta recente , em caso semelhante ao ocorrido no Amapá, a chapa de Paulo Campelo poderá ser inscrita para disputar nova eleição na Ordem dos Advogados do Brasil- secção do Amapá. As correntes que se aglutinam em torno de Campelo estão covictas de nova vitória.

QUADRILHA

Até agora o MPE já ofertou ao TJAP quatorze denúncias  contra empresários, sevidores e deputados estaduais. Os desvios dos cofres da ALAP já estão em R$16.245.414,89 (dezesseis milhões, duzentos e quarenta e cinco mil, quatrocentos e quatorze reais e oitenta e nove centavos).

Outras ações que visam o ressarcimento do erário estão em andamento.No meio da semana passada, outras denúncias foram feitas ao TJAP e, entre os denunciados, a novidade é o ex-deputado estadual, ex-presidente da ALAP e ex-candidato a governador do estado, Jorge Amanajás.

ATRASO

Excesso de burocracia por parte da Caixa Econômica atrasou a liberação dos recursos que o govermo precisa para terminar as primeira etapa das obra do Pier do Santa Inês; se a moleza continuar, o adjunto da Seinfi, Edvan Barros, disse que o governo pode tocar o restante da obra com recursos próprios, incluindo a etapa final que beneficia a segunda rampa construida na orla do Santa Inês.

UMAS & OUTRAS

Morreu Guilherme Fonseca, mais conhecido nos campos de futebol das décadas de 50 e 60 como Guilherme Cãozinho, que jogou no Macapá, Amapá, Trem e Seleção Amapaense de Futebol, pai do cabeça de área Eulan, que brilhou na Sociedade Esportiva e Recreativa São José<>José Façanha deixa a chefia de gabinete da presidência do TJAP com a ascensão do desembargador Luis Carlos Gomes, que substituiu Mário Gurtiev<> Um olhar mais atento revela que a PMM está devendo, não é de hoje, uma operação para retirar árvores que ameaçam a integridade física dos transeuntes; são árvores velhas, praticamente mortas que enfeiam a cena urbana de Macapá e podem desabar com as fortes chuvas que caem sobre a cidade<>Armar palanque antes do tempo é coisa de politico de republiqueta, um desserviço ao País, algo que deveria ser punido com rigor pela Justiça Eleitoral – e pensar que foi o ex-presidente Lula que meteu os pés pelas mãos, arrastando a Dilma e a oposição, que foi induzida a erro; claro que a eleição presidencial é importante, mas o País tem uma legislação especifica que determina quando começa e quando termina cada etapa do processo eleitoral; a eleição para presidente da república no Brasil será em  outubro de 2014, quando haverá eleição também para senador, deputado estadual, deputado federal e governador<>Investimento do Governo local superior a quatro milhões de reais aquece a industria naval do Estado e prepara os amapaenses para capturar e beneficiar aqui mesmo o pescado da costa do Amapá, que atualmente é quse todo ele levado por barcos de outros estados<>O governador Camilo aposta na medida como forma de estimular a economia, a geração de emprego e renda com a instalação de indústrias voltadas para o beneficiamento do peixe capturado na costa do Amapá<>Meus amigos João Eudes Pereira de Freitas e a esposa Gorete já estão na aprazivel Peruibe, litoral sul de São Paulo, onde irão viver os proximos anos de suas vidas; se é isso que você quer saber – você que conhece o Cabeludo, fique sabendo então: ele levou, sim, aquele gol 1964<>Por hoje é o que há, até mais ver, amigo. 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s