SATÉLITE EUROPEU CAPTA A LUZ MAIS VELHA DO UNIVERSO

marco---cientistas-europeus-divulgam-novas-imagens-da-lu_002
Março – Cientistas europeus divulgam novas imagens da “luz mais antiga” do Universo compiladas pelo satélite Planck. As imagens, que serão detalhadas na quinta (21) devem fornecer informações sem precedentes sobre as origens e a evolução do cosmos. A expectativa é de que o Planck possa dizer o que aconteceu 375 mil anos após o Big Bang, que ocorreu há 13,7 bilhões de anos ESA

Cientistas europeus divulgam, na próxima quinta-feira, novas imagens da “luz mais antiga” do Universo compiladas pelo satélite europeu Planck. As imagens devem fornecer informações sem precedentes sobre as origens e a evolução do cosmos.

A expectativa é de que o Planck possa dizer o que aconteceu nos primeiros milionésimos de bilionésimos de segundo depois do Big Bang, quando o Universo que podemos observar hoje ocupava quase nenhum espaço.

O satélite foi lançado em 2009 para fazer mapas de temperatura do céu e, nesta semana, os dados finalmente serão divulgados para a comunidade científica mundial.

Resquícios do início

O Planck colheu uma amostra da “luz mais antiga” do cosmos – a luz que finalmente conseguiu se espalhar no espaço quando o Universo havia esfriado o suficiente para permitir a formação de átomos de hidrogênio.

Antes desse momento, tendo o cosmos 375 mil anos de existência na época, a temperatura seria tão alta que toda a luz teria “ricocheteado” e permanecido aprisionada em uma neblina de matéria ionizada. O Universo era opaco, de acordo com a teoria.

A luz “fóssil” ainda é evidente hoje. Ela banha a Terra com um brilho quase uniforme que, graças à expansão do Universo, agora pode ser vista em frequências de micro-ondas.

Medições precisas dessa radiação cósmica são críticas para a cosmologia, já que qualquer modelo proposto do Universo tem de conseguir explicá-la.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s