AVIÃO QUE CAIU EM ALMERIM VOAVA IRREGULARMENTE, DIZ ANAC

LISTA DOS MORTOS AINDA NÃO FOI DIVULGADA

A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) suspendeu preventivamente as atividades da empresa Fretax Táxi Aéreo, proprietária da aeronave que caiu na noite da terça-feira (12), a cinco quilômetros do aeroporto de Monte Dourado, em Almeirim (807 km de Belém). A decisão foi publicada no “Diário Oficial da União” desta quinta-feira (14).

Segundo a Anac, o avião não tinha autorização para levantar voo sem um copiloto. “A Anac já instaurou processo administrativo para apurar as informações relativas ao caso”, disse a agência, em nota encaminhada ao UOL.

A Anac informou ainda que um processo administrativo foi aberto para apurar o caso. As investigações sobre as causas do acidente, porém, estão sendo conduzidas pelo Seripa (Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), que informou que a aeronave transportava apenas um tripulante e nove passageiros quando caiu em uma região de mata fechada.

A Anac informou que vai aguardar a confirmação oficial da investigação da Aeronáutica, com as informações coletadas no local do acidente e do plano de voo da aeronave.

“Com essas informações, a Agência abre um processo administrativo para verificar se o piloto possui habilitação e Certificado Médico Aeronáutico (CMA) válidos e se a aeronave envolvida no acidente estava com a Inspeção Anual de Manutenção (IAM) e Certificado de Aeronavegabilidade (CA) em dia, além de checar os certificados do operador da aeronave (responsável pela aeronave).”

O UOL procurou a Fretax na manhã desta quinta-feira, mas a empresa se limitou a dizer que as informações necessárias para esclarecer a queda do avião estão sendo repassadas às autoridades. O responsável informou ainda que os diretores da empresa estavam reunidos e que não haveria, pelo menos por ora, nenhum novo comunicado à imprensa sobre a suspensão das atividades.

Em nota enviada nessa quarta-feira (13), a empresa disse que “a aeronave encontrava-se plenamente aeronavegável e estava com todas as revisões atualizadas, e o tripulante, com habilitação e exame médico válidos”.

O avião

O avião que caiu era modelo Embraer 821-Carajá, prefixo PT-VAQ. A aeronave caiu em uma área particular de uma produtora da celulose, a cinco quilômetros da pista do aeroporto de Monte Dourado. As dez vítimas morreram carbonizadas. O avião saiu do aeroporto de Belém na tarde da terça-feira.

Os destroços do avião só foram encontrados pela FAB (Força Aérea Brasileira) às 6h30 dessa quarta-feira (13), quase dez horas depois da notificação do desaparecimento. Os corpos da vítima chegaram na noite dessa quarta a Belém, onde passarão por necropsia. Os nomes das vítimas não foram informados.

O avião havia sido fretado pela Cesbe S.A. Engenharia e Empreendimentos, de Curitiba, que lamentou a morte dos funcionários que iriam trabalham em obras de um hidrelétrica.

Anúncios

Uma resposta para “AVIÃO QUE CAIU EM ALMERIM VOAVA IRREGULARMENTE, DIZ ANAC

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s