MP-AP AVANÇA NA IMPLANTAÇÃO DO LABORATÓRIO DE TECNOLOGIA CONTRA A LAVAGEM DE DINHEIRO

 

Membros do MP-AP ouvem palestra sobre lavagem de dinheiro

Membros do MP-AP ouvem palestra sobre lavagem de dinheiro

Seguindo o cronograma de implantação do Laboratório de Tecnologia contra a Lavagem de Dinheiro (LAB-LD) no Ministério Público do Amapá (MP-AP), o coordenador nacional do programa, vinculado ao Ministério da Justiça (MJ), Roberto Zaina, veio ao Estado para acompanhar o processo e repassar orientações técnicas. Na manhã desta quarta (6), Zaina ministrou palestra para membros e servidores do MP-AP, além de delegados da Polícia Civil e policiais militares.

O LAB-LD no Amapá está sendo implantado por meio de Termo de Cooperação firmado entre o MP-AP e o MJ, com interveniência da Secretaria de Segurança Pública do Estado (SEJUSP), que prevê, ainda, capacitação e treinamento de servidores do MP-AP, além de investimentos na ordem de R$1,8 milhão com transferência de tecnologia, softwares, hardwares e todos os equipamentos necessários para o funcionamento do Laboratório.

Zaina explicou que os investimentos iniciais para implantação do LAB-LD são facilmente recuperados, pois soluciona com mais rapidez investigações sobre operações suspeitas em eventos de desvio de dinheiro. “Em dois anos, foram cerca de mil casos analisados e relatórios produzidos envolvendo mais de R$17 bilhões em ativos com indícios de ilicitude”, exemplificou. Atualmente a Rede Nacional de Laboratórios conta com 16 LAB-LD em funcionamento e 12 em implantação.

A inauguração do LAB-LD no Amapá está prevista pra julho deste ano. A partir daí, o Núcleo de Combate à Corrupção do MP-AP terá softwares de última geração que permitirão aos operadores detectar eventuais práticas criminais associadas à lavagem de dinheiro. Será possível ainda, fazer a identificação, rastreamento e recuperação de recursos, bem como o bloqueio de bens e contas bancárias oriundos dessas atividades ilícitas.

“Agradecemos a presença de Roberto Zaina aqui no nosso Estado, que tanto precisa dessa ferramenta para combater a corrupção, esse terrível mal que assola nossa sociedade. Com isso teremos condições de atuar de forma conjunta com as demais instituições do sistema de segurança pública”, finalizou o promotor Flávio Cavalcante, coordenador local do laboratório contra a lavagem de dinheiro.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s