Política & Cidadania

MARAHU

Mosqueiro é uma ilha fluvial que fica na costa oriental do rio Pará, no braço sul do rio Amazonas, em frente à baía do Guajará. A ilha, muito conhecida dos amapaenses, possui 17 km de praias de água doce com movimento de maré. O nome  é Passeio 054originário do “moqueio” do peixe, prática dos indígenas tupinambás que habitavam o local.

Sempre que vou à Belém passo um final de semana na casa de Mosqueiro do mano orlando, incluindo uma esticada à paradisíaca praia de Marahu (foto) pra comer peixe, caragueijo, camarão no bafo e passar um bom bocado de tempo de papo pro ar; à noite a gente sai na orla da ilha pra saborear um sorvete de cupuaçú no Cairu, que ninguém é de ferro.

VIVÍSSIMA

Tem toda razão a sabedoria de Luis Alfredo Duarte de La-Rocque: a chamada Harmonia caiu de pé, continua no comando do ‘arsenal’ da desinformação, ou seja, usando rádios, jornais, emissoras de televisão para denegrir os adversários; tudo isso com muito dinheiro no bolso e aliados poderosos que não foram levados pela enxurrada moralizadora provocada pelas operações Pororoca e Mãos Limpas, gente que pode decidir contra alvos que estejam incomodando.

Agem contra pessoas decentes: a procuradora do MPE, Ivana Cei, o governador Camilo, a esposa, o senador João Capiberibe, a esposa, a juíza Suli Pini, o advogado Paulo Campelo; a ordem que fomenta o ataque aos alvos escolhidos vem de José Sarney, que lá de Brasília sabota o governo, e dita o tom da campanha difamatória contra os que não aceitam sua liderança torpe.

A mídia criminosa, agora incluindo a TV Amapá que não se preocupa em ouvir o outro lado da informação, investe contra honra de dois novos alvos: o secretário de planejamento do Estado, Juliano Del Castillo Silva, e o corregedor da DEFENAP, Luciano Del Castillo Silva, ambos com atuação reconhecida pela sociedade; certamente, lá adiante, esses agentes do atraso vão ter que responder na Justiça por seus atos.

VISÃO PARA TODOS

Os pobres, os necessitados do Amapá, se enchem de esperança com a volta do programa ‘Visão Para Todos’ que marcou a passagem de João Capiberibe no Governo do Estado, por dois mandatos. A decisão do governador Camilo em reativar o programa vai beneficiar cerca de trinta mil amapaenses que sofrem de catarata, sendo que só na primeira etapa serão realizadas oito mil cirurgias, segundo o próprio Camilo Capiberibe, em visita aos pacientes, acompanhando o atendimento que vem sendo feito no Hospital das Clinicas Alberto Lima, antigo Hospital Geral de Macapá.

JANARY

janary-siteEstou lendo de novo o livro ‘Confiança no Amapá’, obra que retrata a epopeia da construção do Território Federal do Amapá pela competência, patriotismo e coragem de Janary Gentil Nunes, seu primeiro governador. A obra foi publicado em 1962, em plena campanha eleitoral em que Janary obteve nas urnas, em disputa com a oposição, o direito de retornar à Câmara dos Deputados.

São 319 páginas contendo depoimentos sobre o trabalho pioneiro de Nunes no Amapá,  com destaque papara os testemunhos do presidente da república, Juscelino Kubitschek de Oliveira, de Carlos Lacerda (jornalista e deputado federal), de de Assis Chateaubriant (senador e fundador dos Diários Associados) e de dois ilustres professoras amapaenses, Maria José Pontes e Aracy Montalverne.

O livro foi reeditado para comemorar os cem anos de nascimento do primeiro governador do Amapá, por iniciativa do senador Randolfe Rodrigues (PSOL/AP).

FEIRA

O Governo do Estado inicia nesta terça-feira, 26, às 8h, no Museu Sacaca, a programação do 1º Circuito Pré-Feira de Livros do Amapá/2013 nos municípios. As atividades serão abrilhantadas pela participação da escritora e pesquisadora Suzana Vargas e do autor Maurício Melo Júnior, ambos do Projeto Caravana de Escritores da Fundação Biblioteca Nacional. A programação foi organizada pelo Grupo de Trabalho, que inclui tecnicos da Secult, Seed, Conselho de Cultura, Iepa e a Universidade Estadual do Amapá, entre outras.

POSSE

Ivana Cei é uma mulher corajosa que deu um novo sentido à atuação do Ministério Público no Estado do Amapá, ela que acaba de ser reconduzida ao cargo de Procuradora-Geral do MPE, numa decisão inteiramente justa a quem deu conta do seu mister.

Sempre que alguém suscita o papel da instituição que muitos amapaense até há bem pouco tempo sequer sabiam a que se prestava, dou meu parecer e assino embaixo: o MPE tem um divisor de águas que se chama Ivana; foi uma coisa antes dela chegar à sua presidência, e outra coisa completamente diferente, depois que chegou ao cargo que ocupa. N o dia 11 de março, às nove horas, no Teatro das Bacabeiras, Ivana toma posse para um segundo mandato que vai até 2015.

SERELEPE

E o Roberto Goés, sempre bem tratado por aquela turminha da crônica que nada lhe questiona, não perde a pose diante do buca de ferro falando sobre um paciente com o pé na cova, e que tem tudo a ver com ele: o futebol amapaense na UTI há mais de quatro anos respirando com ajuda de aparelhos.

Acho que já passou da hora dos esportistas de verdade tomarem uma posição para depor o ex-prefeito da presidência da Federação Amapaensae de Futebol, para a qual sequer fora eleito, garante o companheiro Paulo Silva, uma das poucas vozes que se opõe ao pedetista travestido de cartola. Aliás, há informação ainda por ser confirmada, que o GEA não investirá no Amapazão, este ano.

ALAP

Em animada sessão da Assembleia Legislativa, a deputada Marília Goés (PDT) saiu na defesa dos estudantes de Macapá cursando faculdade em Belém do Pará, aqui pertinho, citando uma série de deficiências que ela mesma verificara no funcionamento da Casa do Estudante Universitário do Amapá na Capital paraense, culpando o Governo do Estado pela situação. O deputado Gatinho pegou corda e perguntou a deputada quem foi o responsável pelo fim da bolsa universitária. A parlamentar não respondeu, mas a coluna reponde: Waldez Goés, em 2003.

UMAS & OUTRAS

Um encontro daqueles no retaurante natural, ao lado dos Correios, bem na horinha do almoço: Antônio Munhoz Lopes e Luis Ribeiro de Almeida, ambos professores, ambos trazidos para o Amapá pela família Nunes, ambos protagonistas do trabalho pioneiro de construção do verde território da esperança…Foi ‘um me conta que depois eu te falo’ que quase não acaba mais<>Piratas atacam turistas milionários e suas lanchas super turbinadas em viagem pelos mares do Caribe: ‘No Brasil, rouba-se de tudo…Da caneta ao milhão em tudo se mete a mão’, inclusive em milionário dando sopa<>O importante não é falar bonito, o importante é falar a verdade, dizia Jorge Bailse alisando a barba branca de Papai Noel da minha infância no rádio – uma figura e tanto!<>Amigo Jarbas Gato, ex-presidente da Câmara de Vereadores em franca recuperação, depois de alguns ‘contra-tempos’, digamos; claro que o ‘meu pão’ vai sair dessa<>O Titio (Alcy Araujo) dizia que quem passa dos 60 só morre depois dos oitenta ou dos noventa, quando Deus faz a segunda chamada<>Com aquela calma que Deus lhe deu, o jornalista Euclides Morais fazia a cobertura do simpósio sobre a PEC-24, no Teatro das Bacabeiras; estava li trabalhando para o senador João capiberibe (PSB/AP), chefe e autor do projeto que ataca os problemas da segurança pública em nosso País…Sempre é bom ver que o filho do Zito Morais não desiste, que continua na ativa, acreditando no que faz<>É o que há, até a proxima, amigo.

Anúncios

2 Respostas para “Política & Cidadania

  1. Não entendo o porquê de ainda existir uma casa de estudante universitário em Belém, sendo que aqui em Macapá existe uma faculdade em cada esquina, inclusive a Unifap oferece curso de Medicina.

    • Pois é, amigo, também não. No caso de alguns cursos, como de medicina, por exemplo, acho que precisamos trabalhar para aumentar a oferta de vagas que ainda é muito pouca; no geral, outra coisa que está faltando é se discutir com seriedade a qualidade do ensino ministrado nas faculdades do Amapá, abrangendo as públicas (UNIFAP e UEAP) e privadas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s