MULHERES DO AMAPÁ PARTICIPAM DO ENCONTRO NACIONAL DAS CAMPONESAS EM BRASÍLIA

amapaBrasília, 18/02/2013 – O Movimento das Mulheres Camponesas abriu hoje, 18, em Brasília, o I Encontro Nacional com 3 mil mulheres vindas de 23 estados brasileiros. Do Amapá, participam a deputada estadual e secretária de Desenvolvimento Rural do Governo do Estado Cristina Almeida, a presidente da Federação dos Agricultores e Agricultoras do Estado do Amapá (FETAGRAP) e presidente do Sindicato Rural da Ilha de Santana, Noenes de Sousa Pereira, e a presidente da Associação de Moradores de Agricultura Familiar Rural de Pedra Branca do Amapari, Rita da Conceição Lopes da Silva (foto). O Encontro também tem convidadas de nove países latinoamericanos.

A deputada Janete Capiberibe foi representada pelos assessores de seu gabinete. Na próxima quarta, 20, mulheres camponesas vão doar cabelos naturais para a confecção de perucas às vítimas de escalpelamento. O ato de solidariedade decorre da iniciativa da deputada federal Janete Capiberibe que apresentou um projeto e aprovou a lei 11.970, que obriga a cobertura do volante e eixo dos motores dos barcos ribeirinhos e que motivou a realização de campanhas de prevenção na foz do rio Amazonas.

A Secretária do Desenvolvimento Rural do Amapá falou que pela primeira vez o estado tem recorte de gênero nas políticas públicas para as atividades de produção agrícola e extrativismo e destacou o apoio do governador Camilo Capiberibe (PSB/AP) ao movimento. “Trago aqui o apoio do governador Camilo e venho para dizer que nós, mulheres do Amapá, as ribeirinhas, as extrativistas, as trabalhadoras rurais querem fazer parte do Movimento Nacional das Mulheres Camponesas”, afirmou para um auditório lotado.

A presidenta Dilma confirmou presença no Encontro nesta terça, 19, às 17 horas. Às 11 horas será lançado um livro em homenagem aos camponeses e camponesas perseguidos pela ditadura militar. O ato é conjunto com a Comissão Nacional da Verdade.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s