SOCIEDADE SE MOBILIZA CONTRA A ELEIÇÃO DE RENAN

Entidades farão lavagem simbólica da rampa do Congresso para protestar contra provável retorno do peemedebista ao comando do Senado, de onde ele foi varrido por uma série de denúncias em 2007

Em 2010, entidades contra a corrupção lavaram a rampa do Congresso pela Lei da Ficha Limpa

Ex-juiz da Suprema Corte dos EUA, Louis Brandeis costumava dizer que “a luz do sol é o melhor desinfetante”. A frase ficou conhecida no Brasil especialmente durante o julgamento do mensalão, quando integrantes do Supremo Tribunal Federal (STF), como Ricardo Lewandowski e o ex-ministro Carlos Ayres Britto, recorreram a ela para tratar do caso. A luz, porém, não será o único desinfetante a passar pela rampa do Congresso amanhã (30).

A partir das 15h, o local será lavado, com vassouras verdes e amarelas e muito sabão, como uma forma de protesto contra a provável recondução de Renan Calheiros (PMDB-AL) à presidência do Senado, seis anos depois de ele ter deixado o comando da Casa varrido por uma série de denúncias. Motivadas por mais de 16 mil assinaturas virtuais de um abaixo-assinado, entidades e associações da sociedade civil decidiram se manifestar contra a escolha do peemedebista para o cargo. Retirado da posição em 2007 sob suspeitas, Renan é apontado como favorito para presidir a Casa pelos próximos dois anos. A eleição está marcada para esta sexta-feira (1º).

O senador Eduardo Suplicy (PT/SP), sem o espalhafatoso cartão vermelho mostrado sem sucesso à José Sarney na crise dos atos secretos, em 2010, mandou carta ao senador Renan Calheiros, tentando convencê-lo a desistir da disputa. Ele disse que respeita o acordo do PT com o PMDB que tem sido respeitado todos esses anos quanto a eleição para a Mesa das duas cass do Congresso Naional, mas acha que é preciso mudar de candidato, indicando para tal o nome do peemedebista histórico, Pedro Simon que, segundo ele, se elegeria com o voto da grande maioria dos senadores, inclusive com o voto do senador Randolfe Rorigues (PSOL/AP), que mantém candidatura à presidência do Senado.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s