DEPUTADA DO PSB VAI PROPOR A CRIAÇÃO DO MUSEU DA VERDADE NA FORTALEZA DE SÃO JOSÉ DE MACAPÁ

Brasília, 28/01/2013 – A deputada federal Janete Capiberibe (PSB/AP) apresentou à Comissão Nacional da Verdade e ao Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM, do Ministério da Cultura, o pedido para que a Fortaleza de São José, de Macapá, seja considerada um memorial do período da ditadura militar. Assim, o ponto turístico abrigaria registros e objetos coletados no Amapá relativos àquele período obscuro da história do Brasil e integraria um roteiro nacional da memória dos crimes da ditadura e da luta pela democracia. A pesquisa e a implantação do museu se daria conjuntamente entre diversos agentes públicos e a sociedade civil.

A socialista anexou ao seu pedido um relato de arbitrariedades cometidas pelo poder público, àquela época, como coerções, prisões e interrogatórios acontecidos naquele prédio. O documento foi escrito pelo advogado, historiador e professor universitário Dorival da Costa dos Santos, atual secretário de Estado de turismo do Amapá.

A proposta tem o apoio da Comissão Estadual da Verdade do Amapá, coordenada pelo advogado Luciano Del Castilo, e foi recebida com entusiasmo pelo presidente do IBRAM José do Nascimento Júnior e pelo coordenador da Comissão Nacional da Verdade Cláudio Fonteles. A iniciativa foi apresentada durante seminário sobre museus, memória e cidadania promovido pelo IBRAM, em Brasília.

A construção da Fortaleza de São José de Macapá iniciou em 1764 e estendeu-se até 1773 servindo para a proteção do braço norte do Rio Amazonas durante o Império. Com a criação do território, já no século XX, sediou o Comando da Guarda Territorial. Virou presídio político durante a ditadura militar e teve instalado no seu entorno o Clube Social Militar.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s