LEMBRANÇAS DO MEU BAU

Nos meus alfarrábios uma preciosidade em preto e branco recortada da Revista do Esporte, que colecionava no meu tempo de moleque. No registro, Pelé e Coutinho bem jovens depois da Copa de 1958, quando o Brasil, enfim, chegou ao título de Campeão Mundial pela primeira vez nos campos da Suécia, justo numa final contra a dona da casa. Bons tempos da tabelinha Pelé/Coutinho, bons tempos daquele time mágico do Santos Futebol Clube, que tinha também Durval, Mengálvio, Zito e Pepe.

12097595O time ganhou tudo na década de sessenta, inclusive o titulo de campeão mundial de clubes e a dupla de negros excepcional no que fazia, encantou o mundo com as jogadas que abriam as defesas mais austeras do futebol, onde quer que zagueiros contrários ousassem impedir que Pelé e Coutinho levassem a galera ao orgasmo do gol, que eles emolduravam como se deve fazer ao cabo de uma bela obra de arte. Jogavam por música, fizeram maravilhas, deram alegria ao povo, desmoralizaram  muitas retrancas, desempregaram técnicos retranqueiros.

Mas amizade na arte e na vida também acaba, se desfaz levada pela enxurrada do tempo; algum desencanto separou Pelé e Coutinho, que hoje não se falam; Coutinho impediu judicialmente que Pelé falasse sobre ele no seu livro de memória. Na registro dois gênios do futebol brasileiro que, como Garrincha, jamais serão esquecidos, mas perpetuados. Quem não viu pode ouvir as tabelinhas de Pelé/Coutinho nas narrativas de Edson Luis, disponiveis no Museu do Futebol, no Estádio do Pacaembu, em São Paulo, onde os dois se projetaram para o Brasil e o mundo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s