RANDOLFE (PSOL/AP) MANTÉM CANDIDATURA E DEFENDE ‘PAUTA REPUBLICANA’ PARA O SENADO

Senador da oposição anunciou na terça-feira sua candidatura contra Renan Calheiros (PMDB-AL), que ainda não assumiu estar na corrida pela principal cadeira da Casa. Parlamentares independentes querem mais transparência no Senado.

randolfe_CPI_josecruz_agsenado

Senador do Amapá rejeita a possibilidade de votar em um candidato majoritário para presidir a Casa, one ele chegou em 2011, sendo candidato a sua presidência pela segunda vez.

O senador Randolfe Rodrigues (Psol-AP) é o primeiro candidato oficial à presidência do Senado. Nesta terça-feira (15), o parlamentar do Amapá confirmou que vai disputar o cargo contra o líder do PMDB na Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL). O anúncio era dado como improvável até a semana passada, quando senadores considerados independentes descartavam a possibilidade de uma candidatura. Cotado como favorito, o peemedebista ainda não oficializou sua candidatura.

Segundo Randolfe, a ideia é estabelecer uma “pauta republicana”, com uma agenda própria para o Legislativo, e fazer oposição a um grupo majoritário. Esta é a segunda vez que o parlamentar se candidata à presidência. Em 2011 ele formalizou uma “candidatura de protesto” e recebeu oito votos. A disputa foi vencida por José Sarney (PMDB-AL) que conseguiu 70 votos.

“Eu não sou senador de cabresto para chegar no dia 1º de fevereiro e receber uma cédula marcada com o nome de um candidato para eu votar só porque ele é do partido majoritário. Isso não é procedimento, eu quero debater o Senado”, disse o senador amapaense, de acordo com a Agência Brasil.

Para balizar sua candidatura, Randolfe acolheu um documento redigido pelo senador Cristovam Buarque (PDT-DF) com plano de trabalho. De acordo com o pedetista, o texto deverá ser acatado pelo novo presidente da Casa “independentemente de quem for”. O texto já foi distribuído a 48 senadores.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s