GEA FAZ BLANÇO POSITIVO DA SEGURANÇA PÚBLICA EM 2012

O governador do Amapá, Camilo Capiberibe, reuniu-se nesta sexta-feira, 4, no Palácio do Setentrião, com os gestores da Segurança Pública do Estado. Durante o encontro, foi feito um balanço sobre os avanços do setor. A reunião também alinhou ações integradas entre os órgãos para incrementar ainda mais a defesa social da população amapaense em 2013.

Participaram da reunião os titulares da Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Marcos Roberto Marques; Polícia Militar do Amapá (PM/AP), coronel Pedro Paulo Resende; Delegacia Geral de Polícia Civil (DGPC), Tito Guimarães; Corpo de Bombeiros Militar (CBM/AP), coronel Américo Miranda; Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen), Nixon Kennedy; chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), coronel Adriano Balieiro e o chefe de Gabinete da Polícia Técnico-Científica do Amapá (Politec), Pablo Francis.

De acordo com o titular da Sejusp, os homicídios foram reduzidos em 2012, em relação a 2010, de 296 para 228 em todo o Estado. O secretário afirmou também que mesmo com o aumentou da população e da quantidade de veículos, o número de acidentes de trânsito foi reduzido em 5,5% em relação a 2011. Além do fato de 82% de redução de fugas do Iapen e não ter ocorrido nenhum homicídio na casa prisional há um ano e meio.

Secretário de Justiça e Segurança Pública, Marcos Roberto MarquesMarcos Roberto pontuou que, graças ao comprometimento do governador Camilo Capiberibe, a população vê o policiamento nas ruas de Macapá e no interior do Estado, isso devido ao aumento de efetivo e viaturas.

Policiamento Comunitário

O secretário pontuou o avanço no interior e usou como exemplo a eficácia da Unidade de Policiamento Comunitário (UPC) do município de Laranjal do Jari, que reduziu 61% dos homicídios na cidade. Medida que também já melhorou os índices em Macapá e Santana.

Governador Camilo Capiberibe, comandante do CBM/AP, Cel. Américo Miranda e o secretário de Segurança Pública, Marcos Roberto trataram também das questões ligadas à fiscalização do trânsito e combate ao tráfico de drogas no Amapá.

Marcos Roberto disse ainda que a partir de hoje será intensificada a fiscalização do trânsito, por meio da Operação Pacto Pela Paz, que objetiva o cumprimento da nova Lei Seca, vigente em todo o Brasil, e que ficou mais rigorosa.

Ficaram decididos na reunião: a dinamização do policiamento ostensivo, por meio das UPC’s, fiscalização do tráfego através de blitzen e intensificação de ações policiais antidrogas nas áreas mapeadas pelas polícias do Estado.

Governador Camilo Capiberibe, comandante do CBM/AP, Cel. Américo Miranda e o secretário de Segurança Pública, Marcos Roberto. Na ocasião, o governador ressaltou que fez investimentos para que haja o enfrentamento da criminalidade e reestruturação da segurança pública, além do chamamento de concursados e suporte para que os órgãos desenvolvessem suas atividades em 2011 e 2012.

Camilo Capiberibe garantiu que a paz e tranquilidade do cidadão em todo o Amapá continuarão como uma das prioridades de sua gestão.

“Avaliamos os avanços e debatemos as demandas da segurança pública do Amapá. Estamos fazendo um levantamento e organizando o plano de ações para 2013. Foram apresentados bons números, mas queremos melhorá-los este ano. Para isso, vamos fortalecer as ações que deram certo em 2012. Reforçaremos a estrutura dos órgãos visando à melhoria do atendimento para a população, pois este é o nosso dever e continuaremos trabalhando para tal”, garantiu o governador Camilo Capiberibe.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s