OPINIÃO – O IDOSO MERECE UMA SIMBOLOGIA MELHOR?

Do Editor

Respondendo a pergunta aí de cima, acho que sim; acho que o idoso merece uma simbologia melhor que a figura de um homem curvado, apoiado em uma bengala.

A imagem adotada em estacionamentos de alguns shoppings da cidade para sinalizar vagas para pessoas de idade (foto), mexe com a autoestima do idoso, passa a idéia errônea de que todo cidadão acima de 60 anos é um decrepito, que precisa de uma bengala pra se locomover.

DSC00427Nada contra a bengala, e se um homem, uma a mulher acima de 60 ou um jovem  precisar de bengala para se locomover, claro que deve usá-la.

No caso do paraplégico já é diferente, e vem logo à memória o exemplo do cientista inglês Stephen Hawking, que sofre de esclerose amiotrófica lateral desde os tempos de faculdade, mas nem isso o impediu de virar um gênio da ciência.

Infelizmente, neste caso, não há como desassociar Hawking, ou outra pessoa, da cadeira de rodas que é obrigado  usar por causa de um acidente ou um grave problema de saude que o impossibilita de caminhar pelas próprias pernas.

Não sei dizer se a simbologia aqui contestada com objetivo de abrir uma discussão sobre o assunto, é ou não é resultado de alguma lei aprovada na Câmara Federal, na ALAP ou na Câmara de Vereadores de Macapá, que não parece ser o caso.

Seja de quem for a idéia, ou iniciativa, o certo é que precisa mudar porque descontroi a figura do ser humano provecto, super valorizada pela cultura dos paises mais antigos da terra, como Grécia, China, Japão, Alemanha, França, Suiça, Dinamarca e outros.

No caso do idoso acho que o marketing poderia pensar numa simbologia que estimulasse respeito aos mais velhos, tipo um livro aberto com a figura de idoso, algo que valorizasse a sebadoria, a experiência de vida, os serviços prestados às causas que engrandecem o ser humano.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s