Política & Cidadania

João Silva

HOMENAGEM

Foi com atenção e respeito que o Brasil assistiu a Sessão do Senado que devolveu aos familiares de senadores mortos os mandatos que foram {61DE1112-8C6F-47EB-B72E-584F92E1974B}_jkcassados pela ditadura militar de 64, entre os quais o mandato de Juscelino Kubitschek de Oliveira (foto), Pedro Ludovico e Artur Virgilio. Mais emocionante ainda foi ouvir o discurso de Juscelino feito dias antes de sua cassação que aconteceu em julho de 1964. Por ironia do destino, a sessão foi organizada e presidida por um ex-colaborador da ditadura, o presidente do Senado, José Sarney (PMDB/MA), que era cupincha dos militares,  chegou a ser senador e presidente da ARENA. Claro que a intenção foi dar uma limpada na imagem e ganhar a simpatia dos familiares dos senadores cassados. Pelos sorrisos que vi, parece que deu certo.

CHUVA

Parece que o inverno, ou ‘general’ inverno, como diziam antigos moradores de Macapá, chegou com força total; ontem choveu bem em Macapá e Santana; há informação de chuva também no interior e cabeceiras dos principais rios do Estado, como o Araguary e Tartarugalzinho.

 BAIXADAS

Claro, com a chegada do período invernosa e o rigor com que se anuncia, há que se pensar em milhares de famílias amapaenses que habitam as áreas baixas das cidades de Macapá e Santana. O acesso a esses lugares é precário e alguns enchem tanto que qualquer descuido pode ser fatal: crianças de dois, três anos de idade  podem morrer afogadas, sem falar que aumentam os riscos de doenças e de óbitos nesta época do ano.

SOLUÇÃO

Para tirar famílias desses lugares insalubres, só tem uma solução: política de habitação levada a sério, como vem sendo feito pelo Governo Federal usando recursos do BNDES e a parceria com os governos estaduais; no caso do Amapá, a aplicação correta dos recursos e o andamento das obras enchem de esperança as famílias das baixadas que não vêm a hora de ascenderem a uma condição de vida melhor.

 AGINDO

O Ministério Público do Amapá, que há bem pouco tempo muita gente do povo não sabia a que se prestava,  segue liderando a reação da sociedade contra a corrupção no Estado; a decisão da Justiça de colocar em indisponibilidade os bens dos deputados Edinho Duarte e Moisés Souza não seria possível sem a atuação atenta do MPE, e isso tranqüiliza a população que é honesta, trabalha duro e paga muito imposto para viver neste País.

DELÍRIOS

Em bela reportagem –‘Delírios de uma Era de Sombras’, a revista VEJA desvenda detalhes sobre dois períodos de ditadura no Brasil – o Estado Novo, de 1937 a 1945, e os governos militares de 1964 a 1985.

 Graças a Lei de Acesso à Informação, a reportagem revela os delírios das duas ditaduras no cerco a intelectuais, como João Cabral de Melo Neto, Jorge Amado, Rubem Braga e Carlos Drummond de Andrade.

Por cinco décadas intelectuais brasileiros tiveram sua vida íntima e profissional esquadrinhada e foram citados em relatórios dos agentes do DOPS a serviço de governos autoritários como indivíduos perigosos, ativistas e subversivos vinculados a fatos dos quais nunca participaram.

MEDO

Impressionante como gente graúda neste País detesta ser investigada; muitos se achando o pai da matéria, intocável, acima da lei! Quando se sente ameaçado, convoca seu time de aduladores e manda soltar os cachorros em cima do denunciante e desqualificar as denuncias, que são varridas pra debaixo do tapete.

 Bom seria que o acusado  enfrentasse as denuncias na Justiça, que se submetesse à investigação, que provasse sua inocência. A defesa de Lula, no caso das acusações de Marcos Valério, prefere elogiar o chefe ao invés de provar que as acusações não procedem.

 FESTAScan

 Os Picanço e Silva estão em festa com a formatura em medicina pela UEPA de Paulo Danilo, 27 anos de idade (foto), filho do mano Paulo Sérgio (médico) e Ruth Lea Silva. As comemorações começaram na terça-feira, na Basílica de Nossa Senhora de Nazaré com a celebração de missa em ação de graça; amanhã, dia 22/12 prossegue com baile na Assembléia Paraense; no dia 5 de janeiro, Paulo Sérgio, Ruth Lea e Paulinho – pai, mãe e filho reúnem com a sociedade amapaense para um baile e jantar na casa de recepção Mirante do Amazonas, na rua São José. Parabéns ao sobrinho.

MAIS UM

O eleitor não aguenta mais tantos partidos políticos, siglas inocuas que são fundadas e refundadas quando alguém acha que deve se aventurar a ser dono de um partido. Marina Silva, a presidenciável acreana que já foi do PT e do PV, vem aí com uma nova agremiação partidária de esquerda com preocupação voltada para a defesa do meio-ambiente, sua grande bandeira de luta. Mais um nanico para encher o saco do eleitor e a lista de votação.

UMAS & OUTRAS

Instância superior da justiça desportiva confirma o título do Oratório no tapetão contra as pretensões do Santos se achando com direito a ser proclamado campeão de 2012<>Jorginho Macapá assume o caro de Diretor do Estádio Zerão; ele já disse que vai montar ali um embrião do museu do futebol amapaense e que vai precisar ouvir a velha guarda da crônica esportiva do Amapá<>Um pequeno empreendedor precisa de muitas coisas, entre elas coragem e criatividade; ví uma oficina de conserto de ar condicionado, geladeira e freezer que está bombando não por ocaso, mas porque executa um serviço de qualidade e o seu dono começou bem, dando ao estabelecimento um nome que chama a atenção de quem passa e gosta: “FIK FRIO”, e fique com “k”, segundo ele uma homenagem à linguagem dos jovens na Internet<>Gostaria de saber que relevantes serviços o deputado Vinicius Gurgel (PR/AP) prestou ao cumprimento da lei no Estado do Amapá no curto período em que estar deputado federal; se souber, amigo, informa a gente, tá?<>Com assessoramento da mulher, Rosinha, meu amigo Nilson Montoril perdeu alguns quilos, ficou elegante, segue a dieta e os passos do Ronaldo Medida Certa…O homem tá fino, fino!<>Governador Camilo empossou novos servidores aprovados em concurso público para a saúde; foi nesta quinta-feira, no Teatro das Bacabeiras<>Continua precária a coleta de lixo na cidade, um dos problemas que tirar o sono do prefeito eleito, Clécio Luis, que anuncia sua equipe de governo nesta sexta-feira<>Por hoje é só, até mais ver, amigo. 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s