Política & Cidadania

João Silva

AMIGO

 É ‘coisa’ pra se guardar do lado esquerdo do peito, diz o poeta com toda razão; quero agradecer a todos que vieram me abraçar no dia do meu aniversário (7/12) ou no dia seguinte. Claro que as demonstrações mais calorosas vieram dos familiares, dos amigos mais chegados, mas apareceu gente que não via desde os bons tempos do time da FIJO; obrigado.

 CRISE

Críticas da Transparência Internacional sobre direitos humanos e combate à onda de violência em São Paulo, provoca o governador Geraldo Alckmim. O tucano puxou números mostrando que a partir de  2000 até outubro de 2012, foram expulsos das fileiras da PM de São Paulo 3.999 oficiais; no mesmo período 1.792 policiais civis foram demitidos, tais como os militares, por abuso de autoridade, crime de morte, corrupção e envolvimento com o tráfico de droga.

 INFELIZ

 Marco Maia já deu a cara a bater. Defende a idéia fixa de que só os deputados podem decidir sobre a cassação de um companheiro mesmo que condenado pela suprema corte do País.O julgamento está 4×4, mas Celso de Mello já mostrou tendência pela condenação e a conseqüente perda de mandato por parte dos deputados federais  Pedro Henry (PP/MT), João Paulo Cunha (PT/SP) e Valdemar Costa Neto (PR/SP). A pizza do Maia ameaça a decisão do STF!

GOLPE

Drama de Marcivânia Flexa correndo atrás do prejuízo sensibiliza a quem vê a política como um processo de construção da sociedade, e não como um negócio sujo que precisa prosperar a qualquer custo, inclusive com a difamação de uma mulher e a sua história de vida dedicadas ao povo de Santana. Ela cita uma série de acontecimento estranhos que se interligaram dando à farsa uma cara de verdade, coisas que precisam ser apuradas para que se faça justiça à candidata do PT.

IMPUNIDADE

Claro que você lembra da fraude de 2008, até hoje sem a devida punição! Chefão da Operação “Faz-me Rir”, Roberto Goés venceu quase dez cassações monocráticas no TRE/AP e respondeu a outros tantos processos sem perder o cargo, fazendo pouco caso da condenação que o proibia de circular depois das dez horas da noite; incrivelmente chega ao final do  mandato seguro em liminares,  o que não seria possível se o traseiro daquela ministra não fizesse a sua parte, sem impedir, entretanto, que o povo ‘cassasse’ o seu mandato nas urnas, democraticamente.

DSC00324NO HOCCA

 Na minha curta visita de dez dias a São Paulo pra matar saudade do filho João Eládio, eu e a minha companheira de viagem, Rosileia Queiroz, tivemos que encontrar disposição para cumprir extensa agenda cultural e gastronômica. Em meio a tantas alternativas – São Paulo tem mais de 35 museus e restaurantes a perde de vista, fomos conhecer a beleza arquitetônica do Mercadão e fazer o que todo turista faz quando vai a capital paulista: batalhar uma mesa no Hocca Bar para degustar o melhor bolinho de bacalhau do pedaço. Olha eu e a Rose no Hocca, bem à vontade.  

CÂMARA

Reforma Política pode ser votada esta semana ainda. A proposta é o destaque do Plenário. A pauta das sessões ordinárias está trancada pela MP que libera R$ 1,9 bilhão para estados exportadores. O relator da matéria na comissão especial que analisou o tema, deputado Henrique Fontana (PT-RS), apresentará seu relatório com mudanças, na tentativa de viabilizar a votação de quatro pontos: o financiamento público de campanhas, o fim de coligações proporcionais, a coincidência de data das eleições e a mudança na data de posse dos cargos executivos. Tomara que avance, o Brasil precisa.

LEI SECA

Dentro da área urbana de Macapá e Santana a fiscalização ainda deixa muito a desejar, pelo visto; o grosso das prisões tem ocorrido nas blitzs realizadas pela Policia Rodoviária Federal durante os feriados, na saída dos amapaenses para o interior do Estado. No Rio de Janeiro e São Paulo, onde a fiscalização funciona, cresce a lista das celebridades da televisão que cairam na blitz e se recusaram a enfrentar o bafômetro, já que estavam dirigindo cheios da água que passarinho não bebe…Entre outros, Carolina Frraz, Dira Paes, Eri Johnson, Marcelo Novaes e Luciano Huck, que ainda teve a carteira presa por cinco dias. Isso porque todos são buena gente.

AVAÇANDO

O Amapá avança no combate à corrupção com a colaboração da sociedade e a atuação firme dos senadores João Capiberibe (PSB), Randolfe Rodrigues (PSOL), governador Camilo, prefeito eleito Clécio Luis, alguns deputados federais, e vereadores récem eleitos. No sábado houve caminhada pela redução dos repasses dos poderes com a participação de grande número de populares.

Pra animar ainda mais,  o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, por sugestão da desembargadora Mônica Sifuentes, do TRF da 1ª Região, acaba de enviar ao procurador da República no Estado, Antônio Carlos Cardoso, com pedido de providências, teor das denuncias oferecidas pelos senadores Randolfe e Capiberibe envolvendo o executivo do Amapá nos últimos anos.

MUDANÇA

Nada de jornais impressos ou online, nada de rádio na grande rede, nada disso! Pe.Paulo De Coppi abdicou de sua incursão pelo jornalismo à serviço do cristianismo, sempre trabalhando com jovens, para se dedicar inteiramente ao seu secerdócio que já passou dos 50 anos. Há quatro meses, com 72 anos de idade, ele deixou Florianópolis para assumir Paróquia no Distrito de Santo Amaro, na Zona Sul de São Paulo. Os amigos, discipulos, todos que tiveram o caráter bafejado pelo grande missionário do PIME, que ajudou a fundar o Juventus e chegou a editar a Voz Católica na década de 60, podem achá-lo no e-mail: pe.paulo@missaojovem.com.br.

UMAS & OUTRAS

The Economist que em 2009 dissera que o Brasil estava bombando, agora diz que o Brasil está despencando; cita a queda do PIB, diz que o defeito está na equipe econômica e aconselha Dilma a mudar, se quiser reeleger-se em 2014<>Euclides Moraes e Meton Jucá não esqueceram o escriba e amigo de longa data contando idade nova…Foi conversa pra mais de um 1 quilômetro de cumprimento com direito à sombra da igreja de São José e a brisa do Rio Amazonas, foi bacana<>Há uma dúvida levantada pelo jornalista Ernani Marinho, se Janary Nunes chegou a ser cassado ou não pela ditadura militar de 64; quem tiver a informação, favor entrar em contato (joaosilva.ap@uol.com.br)<>Advogado Antônio Cardoso, titular da 6ª DP, voando para os Estado Unidos com a mulher, filho e nora; fica dez dias por lá, entre Orlando, Flórida e New York…Quem pode, pode!<> Rupsilva vai à Belém  fazer duas coisas prazerosas: participar da festa de formatura do sobrinho Paulo Danilo em medicina (filho do mano, médico Paulo Sérgio), e participar da festa dos colegas da turma de 1972, da Universidade Federal do Pará, completando 40 anos de formados<> Na volta, com a mulher Eliana Del Castillo, depois do Natal e Ano Novo, retorna à Porto Alegre, onde se submete a nova avaliação por parte da equipe médica que o assiste de algum tempo<>Perto de casa encontra a simpatia de Graça Penfort acompanhada do filho Lucas; ela quer colocar música clássica no rádio tucuju, como antigamente – leia-se Jorge Basile, Rádio Educadora São José de Macapá, 1976, por aí<> Gracinha também brilhou nessa “praia” substituindo Jorge Basile<>Tomara que o Coringão vença em Toyota e se garanta na final do Mundial de Clubes no Japão sob temperaturas abaixo de 5 graus. Mas que a coisa virou uma loucura, virou; e se o alvinegro paulista não trouxer o caneco –  a ‘Porcada’ vai secar o tempo todo – a nação corinthiana entra em depressão<>Por hoje é só, até mais ver, amigo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s