Política & Cidadania

João Silva

PROVECTA

Morre a mulher mais velha do mundo na Geórgia, Estados Unidos, com 116 anos de idade. Interpelada pelo “Guiness Word Records” sobre longevidade, a vovó nascida no Tennessee, foi curta e grossa: Só me incomodo com a minha vida, não perco tempo com besteira. No Brasil, uma mulher um pouco mais velha que Besse (questão de dias), Maria Gomes Valentim, morreu em julho do ano passado quando iria completar 115 anos de idade.

ATRAPALHADA

Muito atrapalhada para meu gosto a transição lá pelas bandas da PMM e da Caixa Econômica Federal, ao que já havia me antecipado, avisando aos “navegantes” que não seria fácil. E vai continuar assim. O jogo de esconde-esconde termina pra valer na transmissão de cargo, 31 de dezembro, o dia da  verdade. Tomara que não, mas dizem que o rombo chega a cem milhões de reais.

HIPOCRISIA

Senador Pedro Taques (PDT-MS), é um jovem interessante, corajoso, mas não pode fazer o discurso da hipocrisia. Faz tempo que a cadeira de presidente do senado já foi rifada, tem dono, o atual ministro de minas e energia, Edison Lobão (PMDB-MA), por interveniência de Lula, Dilma e Sarney. Até aqui na floresta  a gente já sabe disso, a meio mundo de distância da capital federal,  Brasília.

Juci PRESTIGIADO

 Governador Camilo Capiberibe reconduziu Jucicleber Castro ao cargo de diretor- técnico da CEA. Trata-se de um quadro de respeito, formado na Universidade Federal do Pará com passagem por duas grandes operadoras de telefonia, a Tim e a Claro, colaborando para estruturá-las no Amapá. Jucicleber foi candidato à Câmara de Vereadores pelo PSB, mas não se elegeu. Fica na CEA até a sua federalização, imagino. Sobre futuro na política, Juicleber prefere fazer  boca de siri, mas parece que não desanimou de todo. Pode sair candidato a deputado estadual em 2014, correndo tudo berm.

DESATENÇÃO?

 Nos telejornais da TV Amapá, não sei por que cargas d’água, facilmente ocorre de se ver uma matéria sem audiência das partes interessadas, o que é muito ruim a quem alardeia isenção e responsabilidade na elaboração da notícia. No caso do governo do estado, então, é brincadeira!!…Ouve-se todo mundo, menos o governo! Muito bom se alguém por lá (TV Amapá) desse uma olhada nisso.

 FALÁCIA

Na mídia, nas duas casas do Congresso Nacional, onde existe uma platéia que ainda se disponha a ouví-los, o que não falta é senador, deputado, prefeito, governador, ministro, presidente da república e o escambau exaltando a educação como a salvação da lavoura. É o discurso da moda, a propósito do debate sobr o pacto federativo e a distribuição das riquezas provenientes da exploração do pré-sal, como se o problema da educação no Brasil só dependesse de dinheiro.

Pouco se fala nos maus empresários, nas quadrilhas, nos servidores públicos corruptos, nos agentes políticos que roubam os recursos da educação, isto, sim, um crime hediondo contra o País, sua juventude, e faturas gerações de brasileiros.

MANCADA

Mano Menezes é um tecnico diferenciado, palavra fácil,  boas relações, alguém que dificilmente entra numa discussão estéril, numa polêmica que não vale a pena, basta lembrar a elegância e sabedoria com que contornou todas as provocações dos seus desafetos durante o tempo em que esteve a frente do escrete nacional. Daí não se saber porque um cara tão educado recusou o convite de Parreira para participar de conferência sobre o futebol que ele organiza todos os anos. Uma pena, porque Mano tem muito o que a crescentar, não acham?

ELEIÇÃO

Bom tempo a frente da Confraria Tucuju, advogada Telma Duarte desistiu de continuar, e deve convocar a eleição para presidente e vice-prsidente. Grupo de fundadores da Confraria Tucuju se articula no seio dos associados com a intenção de co correr ao pleito, e até já anunciou uma lista de possíveis candidatos, onde aparece o nome do empresário macapaense Jacy Jansen, que ainda estar por ser consultado.

Telma Duarte é a quarta mulher a presidir a Confraria Tucuju, fundada em junho de 1996; as outras foram: Sônia Solange Maciel, Ângela Nunes e Maria dos Anjos Tavares da Silva.

LIXEIRA

A sociedade precisa contrapor-se à sanha de forasteiros que, vire e mexe, ousam enxovalhar os valores do povo amapaense. A tese de dois estudantes do curso de história de uma dessas faculdades que deseducam nossa juventude, só serve para ser lançada na lixeira. Claro que essa grosseria tem que ser rechaçada com a força que merecem pessoas e episódios dessa extirpe. Francisco Xavier da Veiga Cabral e o seu gesto heróico pelo Brasil são indeleveis, intocáveis, imortais. Por favor, leiam Arthur Cezar Ferreira Reis e Silvio Meira em obras que falam de três século de luta no Amapá. Vão estudar, respeitem a história do povo amapaense!

UMAS & OUTRAS

Vou logo me desculpando com os flamenguistas, que mandaram e-mail para me fazer lembrar que o Flamengo nunca caiu para a segunda divisão, mas um dia pode cair, viu Tadeu?, viu Solange? <> Incêndio divulgado pela mídia nacional no meado de novembro ainda castiga parte da reserva do Piratuba, apesar de combatido, garante o senador João Capiberibe<>O ministro da integração social, Fernando Bezerra, prometeu ajuda<>No domingo leia aqui matéria especialissima (Lembranças do Meu Bau), sobre José Domingos dos Santos Neto, o Palito, que brilhou intensamente no futebol amapaense nas décadas de sessenta e setenta, confira<>Rupsilva e Job Miranda, na casa do articulista, no domingo, passaram a limpo a conjuntura política do Amapá em conversa que consumiu algumas horas de atenção de parte a parte<> Wagner Gomes feliz com o resultado da eleição na OAB; ele se juntou aos companheiros que queriam promover mudanças no quadro dirigente da entidade, e deu certo!<>Deputado estadual Bruno Mineiro (PT do B) tem bom trânsito no governo, mas daí a dizer que vai assumir apasta dos transportes, é pra se conferir mais adiante…Melhor mesmo é aguardar mais uns dias!<> Empresários José de Matos Costa, o Zelito, e Haroldo Pinto Pereira me deram a honra de animada visita, o que deve repetir-se neste sábado (8/10), ali onde era o Pastelito, desta feita no estilo papo molhado<>Aliás, coversei com o “Carcará” sofre a questão da área próximo ao Hospital de Base, d sua propriedade, onde o prefeito Roberto Goés chegou a anunciar a construção de 2 mil unidades habitacionais; Zelito me disse que tranquilizou-se com a eleição de Clécio Luis; com a eleição do psolista, tem conversa,disse ele,  e até lembrou que Clecio o defendeu na Câmara à época em que era vereador, quado o assunto foi ventiado naquela casa de leis<>O Governador Camilo me disse que imagina a inauguração da Norte/Sul no final de 2013, mas garante o Zerão para julho e o Pier do Santa Inês também<>Por  hoje é o que há, até mais ver, amigo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s