DEPOIS DE 75 ANOS BRASIL VOLTA A JOGAR NO LA BOMBONERA

ELIANO JORGE
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Seleção Brasileira

A seleção brasileira atuará no estádio La Bombonera, em Buenos Aires, pela terceira vez nesta quarta-feira. Nas outras duas, venceu, todas pelo Campeonato Sul-Americano, o precursor da Copa América. Porém jamais enfrentou a Argentina no mítico estádio do Boca Juniors. E seu último compromisso lá aconteceu há 75 anos.

Em 17 de dezembro de 1925, o Brasil derrotou o Paraguai por 3 a 1, como mostram os relatos do jornal Folha da Manhã, que deu origem à Folha. E, em 3 de janeiro de 1937, vestindo o uniforme do Boca para se diferenciar dos trajes do adversário, bateu o Chile por 6 a 4.

Esses confrontos aconteceram no mesmo lugar onde hoje existe o estádio Alberto Jacinto Armando, apelidado como La Bombonera, que foi reinaugurado em 1940 depois de ampla reforma. Antes, havia arquibancadas de madeira.

A Argentina jogou na casa boquense pela última vez em 1997, pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 1998. Nos últimos 34 anos, só se exibiu duas vezes lá. Em 1969, empatou em 2 a 2 com o Peru e perdeu a vaga no Mundial seguinte.

Ponto turístico portenho, o estádio já sediou uma comemoração de título brasileira, o que pode se repetir no Superclássico das Américas nesta quarta-feira. Em 1963, o Santos sagrou-se bicampeão da Copa Libertadores da América ao vencer o Boca por 2 a 1, de virada.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s