CULINÁRIA A BASE DO FEIJÃO CAUPI FEZ SUCESSO NA AMAZONTECH/2012

Com o objetivo de difundir o conhecimento sobre a utilização e inserção do feijão-caupi na alimentação diária de crianças, jovens e adultos, a assistente de pesquisa da Embrapa Meio Norte (Teresina/PI), Maria da Conceição Araújo, promoveu  no Sambódromo, a oficina “Culinária a Base de Feijão-Caupi Biofortificado”, que faz parte da Cozinha Experimental do Amazontech 2012.A oficina reuniu donas de casa, adolescentes, profissionais e estudantes de diversas áreas em uma aula prática de culinária, com orientações sobre a composição do feijão-caupi biofortificado e as mais variadas formas de utilização do mesmo na alimentação diária, por meio de receitas simples e ricas em nutrientes, como pães, farinha, bife cozido, massas de coxinha, pastéis e pizzas, tudo a base do produto.

O feijão biofortificado é uma espécie de feijão-caupi modificado, rico em ferro e zinco, que já vem sendo utilizado em diversas regiões do país, principalmente na nutrição de crianças em fase de crescimento nas regiões mais carentes. “Com a inserção do feijão-caupi, na preparação de alimentos consumidos no dia-a-dia dessas pessoas, fica mais fácil suprir as necessidade diárias destes nutrientes no organismo, a exemplo da utilização do mesmo na preparação do bife e de outras comidas que diariamente são consumidas principalmente pelas crianças, que nos dias de hoje dificilmente são adeptas ao consumo deste produto”, ressaltou a assistente da Embrapa.

A estudante de nutrição, Cristiane Costa, pretende aderir à técnica inserindo o produto nas refeições diárias de sua família, além de expandir ainda mais os seus conhecimentos a respeito da utilização do feijão-caupi. “Com tudo que aprendi aqui, pretendo levar a experiência para os meus colegas de faculdade, ensinando as receitas, e me aprofundando no assunto, para posteriormente levá-lo ao conhecimento da população por meio de trabalhos comunitários”, declarou a estudante.

Para a vendedora de alimentos, Amélia Ferreira, a oficina, além de instruí-la para aperfeiçoar-se na arte culinária, também irá ajudá-la a aumentar suas vendas. “Saindo daqui pretendo por em prática tudo que aprendi e inseri as receitas em meu cardápio de refeições”, afirmou.

Conheça a receita do pão de farinha de feijão-caupi

Em um recipiente, mistura-se 2 xícaras do feijão descascado e hidratados, 220 ml de leite de coco, ½ xícara de leite, 2 envelopes de fermento para pão, 2 colheres rasas de sal e 3 colheres de açúcar, mexendo bem. Após misturado deixe a massa descansar por 30 min. Em um ambiente quente até crescer um pouco, após esse tempo misture à massa, 1/xícara de óleo, 2 ovos e farinha de trigo, até o ponto de soltar das mãos e forme os pãezinhos, levando ao forno a 220º para assar.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s