MAIS 16 MILHÕES PARA SANEAMENTO BÁSICO NO AMAPÁ

O Estado do Amapá terá o maior volume de recursos já disponibilizados pelo governo federal somente para elaboração de projetos destinados à execução de obras. São mais de R$ 16 milhões em um único convênio que será assinado pelo governo do Estado e o Ministério das Cidades, através da Caixa Econômica Federal, em novembro próximo.

Os recursos serão aplicados na elaboração de estudos de concepção de projetos de engenharia destinados ao manejo de águas pluviais e esgotamento sanitário nos municípios de Macapá e Santana. Na prática, o Amapá receberá recursos suficientes para elaborar projetos que irão tirar o Estado da última posição no ranking de esgoto sanitário do país.

Os principais beneficiados serão os moradores das áreas de baixadas das duas cidades, onde o serviço de esgoto é inexistente. O estudo apontará ao poder público, por exemplo, se as áreas ocupadas irregularmente pela população terão ou não condições de serem recuperadas.

Macapá e Santana concentram quase 70% da população do Estado, mas basta ver os indicadores para se observar que a carência de serviços de esgoto é preocupante. A capital, Macapá, tem apenas 3% de cobertura. Já Santana praticamente não dispõe desse serviço.

De acordo com o presidente da Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa), Ruy Smith, o apoio do governador Camilo Capiberibe tem sido fundamental para que a Companhia tenha condições de acessar tais recursos. “Sem projetos não tem convênios e nem recursos”, assegura.

Com a elaboração dos projetos de engenharia, técnicos do Ministério das Cidades e da Caesa estimam que estarão criadas as condições para que o Estado possa captar recursos e executar obras de saneamento, cujo valor total está estimado em aproximadamente R$ 1 bilhão.

Domiciano Gomes/Caesa

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s