CULTIVO DO AÇAI EM TERRA FIRME VAI BEM, GARANTE A EMBRAPA/AP

Prosa RuralO açaizeiro é uma planta nativa das áreas de várzeas, onde naturalmente a fertilidade do solo é melhorada pela adição dos sedimentos e a disponibilidade de água é elevada. As pesquisas realizadas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), contudo, apontam que é possível o plantio em terra firme. O Programa Prosa Rural desta semana mostra as medidas a serem adotadas para que o seu cultivo em terra firme proporcione um bom desenvolvimento das plantas e uma produção rentável.

Segundo o pesquisador da Embrapa Amapá (Macapá/AP), Nagib Melém, o plantio deve ser realizado sempre no início do período das chuvas, prática que ajuda diminuir as perdas no primeiro ano. Deve-se, preferencialmente, aproveitar áreas já utilizadas (em processo de degradação ou não), de modo a torná-las novamente produtivas, evitando-se a utilização de áreas virgens ou de vegetação secundária em recuperação.

Outro ponto abordado no programa é a adubação no plantio, desde a preparação das covas até a adubação de cobertura. Para que o açaizeiro consiga crescer e se desenvolver, é necessário que o agricultor forneça nutrientes e água por meio de adubação e irrigação. Para auxiliar na adubação, é fundamental que o agricultor faça uma análise de solo.Para o plantio de açaizeiro em terra firme, a Embrapa Amazônia Oriental (Belém/PA) desenvolveu a cultivar BRS Pará. A Embrapa possui trabalhos que mostram como fazer a produção de mudas e o agricultor interessado pode procurar a empresa para obter orientações.

Saiba mais sobre o plantio de açaizeiro em terra firme ouvindo o Prosa Rural, o programa de rádio da Embrapa que contém informações para melhorar a vida no campo, com orientações para agricultura e criação de pequenos animais, músicas de artistas locais, receitas, poesias e utilidade pública. De responsabilidade da Embrapa Informação Tecnológica (sediada em Brasília), o Prosa Rural é semanal e tem duração de 15 minutos. Em cada região, são veiculados aproximadamente 50 programas por ano. Atualmente o programa de rádio da Embrapa atinge as cinco regiões do País e é distribuído gratuitamente para 1.060 rádios. O acervo do Prosa Rural está disponível no site do programa (www.sct.embrapa.br/prosarural) e na Biblioteca da Embrapa Amapá. O programa conta com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s