Política & Cidadania

João Silva

DISCURSO FORTE

Foi o que marcou a reabertura da campanha eleitoral pelo rádio e pela televisão no segundo turno. O senador Randolfe Rodrigues (PSOL) disparou primeiro, dizendo que do lado do Clécio estão os que amam e respeitam Macapá; do outro lado, os que querem enriquecer com a política e o poder.

TRUNFOS

Claro que o tempo vai fechar. O candidato do PDT, que não é  de ficar na defensiva, teria comentado nos bastidores que vai reagir às agressões com alguns trunfos que guardou para o segundo turno.

Tomara que não, tomara que as duas partes aproveitem o tempo no rádio e na televisão para dizer ao povo o que pode ser feito para vivermos numa cidade mais limpa, mais humana, mais segura.

CARTA DO PSB

 Muito clara do ponto de vista daquilo que o partido exige para apoiar o candidato do PSOL, que é simplesmente uma explicação sobre a união do partido às  forças conservadoras de Santana, sem o que não terá como ajudar Clécio a derrotar Roberto. A cúpula pessebista deixou bem claro que não abre mão da militância unida em torno da decisão a ser tomada sobre o que fazer no segundo turno.

 CÍRIO/2012

 É possível que 200 mil amapaenses tenham acompanhado o Círio de Nazaré em Macapá, em manhã de sol forte e muito calor. Pelos menos é o que garantem as autoridades que fazem a avaliação da presença de público nesse tipo de evento.

 Cenas mostradas pela televisão do ponto mais alto da Presidente Vargas realmente impressionaram a quem assistiu pela televisão o mar de gente que superou o público do ano passado, portanto. No Pará, mais de dois milhões de almas acompanharam o Círio de Nossa Senhora de Nazaré. Em Macapá, a festa completou 78 anos.

 BORDALO

A morte de Cícero Borges Bordalo, decano dos advogados do Amapá, entristeceu os meios jurídicos do Estado e a sociedade amapaense. Ele faleceu aos 82 anos, depois de vários dias internado no Hospital Adventista de Belém do Pará.

 Deixa a mulher Nilza, filhos e netos, estes formados também em advogados. Foi velado na sede da OAB, que ajudou a fundar assim que chegou à Macapá; Cícero nasceu no Pará e foi sepultado nesta segunda-feira, no Cemitério de Nossa Senhora da Conceição.

 DIFERENTE

Prócer do PSB liga para dizer que apoios prestados a Camilo Capiberibe no segundo turno das eleições de 2010, que estão sendo questionados, foram espontâneos, não recebidos oficialmente pelo partido, não faziam parte de um projeto de poder para o Amapá, tanto que essas pessoas não ocupam espaço no governo.

 Sobre Nogueira disse que foi todos esses anos um caso de resistência ao “trabalho” das forças conservadoras de Santana, que tudo fizeram para tirá-lo do cargo de prefeito. Ali a deputada Janete atuou através de emendas parlamentares para ajudar o povo de Santana. O prefeito não exerceu nem exerce qualquer influência na administração do Governo do Amapá.

 CONTINUA

Bobo quem pensa que a festa do Círio acabou no domingo de manhã com seus 200 mil romeiros e pagadores de promessa; pela parte da noite houve show gospel em frente a Igreja de São José como parte do “Círio Musical”, que já vem sendo realizado há três anos, com a participação de diversas bandas ligadas ao movimento carismático, entre elas a Banda Amapabai; até o próximo domingo, a programação social do Círio funciona com venda de comidas típicas em barracas e shows em palanque montado na Mário Cruz.

 EXILADOS

 O que seria dos que tombaram na luta contra o golpe militar de 1964, sem homens e mulheres que  escaparam do regime e viveram no exílio por tantos anos? Um governo, um período de exceção, não se passa a limpo sem o testemunho dos que a ele sobreviveram ou por ele foram atingindos de alguma forma. Todo regime de exceção produz os seus exilados, que não podem ser desqualificados em detrimento dos que perderam a vida na luta por liberdade e democracia.

COMBUSTIVEL

O desabastecimento de combustivel que atinge Macapá, Santana e Belém já era esperada, devido a  reforma que vem sendo processada no Armazem da Petrobras em Belém, onde a gasolina, o oleo diesel e o alcool que chegam do sudeste do País são estocados; com a capacidade de armazenamento reduzida,  mais o super consumo de gasolina nas eleições municipais e a frota de carros aumentando todo dia, aconteceu o desabastecimento que atinge Macapá, Santana e Belém, onde o produto também está em falta.  Vamos ver se algum governante vai fazer alguma coisa para resolver o problema que atinge o estado e o povo do Amapá.

UMAS & OUTRAS

 Vai sair mesmo anexo da maternidade Mãe Luzia, mas isso não afasta a construção da Maternidade da Zona Norte, segundo Joel Banha, da Secretaria Estadual de Infraestrutura<>Faturou alto: foi o caso do comércio a propósito do dia da criança; onde havia brinquedo de plástico, bom e barato, o povo deu de pau, deixando estoque quase zerado – veja amigo e empresário Pierre sorrindo de orelha a orelha<> Desentendimento de Davi com Roberto foi mesmo pra valer; olha que dava como certo a presença do deputado do DEM ao lado do pedetista, apesar dos rumores ao contrário, enfim, confirmados; mais um episódio provando, aliás, que políticos não se submetem a ideologia, o que vale são os conchavos, os atalhos que levam ao poder; no caso da aliança do PSOL que se juntou à direitona tucuju ( PTB, DEM, PSDB, PRP), portanto fazendo acordo para governar o Amapá com políticos ligados a José Sarney, é óbvio que isso vai causar um desgaste para o candidato Clécio Luis na reta final das eleições<>Falar em Davi – esse é outro papo, reconheça-se, fez uma bela semeadura, cujos frutos certamente colherá mais adiante<> A ida ao supermercado não pode prescindir da fiscalização, do olhar atento a validade dos produtos que você vai levar pra casa, não esqueça<>A cidade continua suja e o Prefeito prometendo ao povo o que não realizou em quatro anos de governo; sinceramente, queria saber o que oitenta mil eleitores viram que eu não vi, que você não viu, que as pessoas sãs e de bom senso não enxergaram!<>A gente sabe que é muito difícil, mas o ideal seria Dom Pedro Conti nominar os algozes do povo amapaense, quem têm enlameado o nome do Amapá, quem faz o povo sofrer; quem rouba dinheiro da saúde, da educação, da habitação, do transporte, da criança, do jovem, do idoso; generalizar a crítica, botar todo mundo na mesma vala é que não dá…Paciência, seu vigário!<>É só, até mais ver.

Anúncios

2 Respostas para “Política & Cidadania

  1. Seria este vigário partidário da harmonia? Se for, é vigarice e o bom Dom Aristides Piróvano, de saudosa memória, certamente está se remexendo dentro da cova.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s