DOIS MILHÕES NO CIRIO DE NAZARÉ EM BELÉM, DIZ A FOLHA DE SÃO PAULO

O céu nublado deste domingo (14) em Belém facilitou a vida dos pagadores de promessa que percorreram os 3,6 quilômetros da procissão do Círio de Nazaré, uma das maiores festas religiosas do mundo.

Foram cerca de 2 milhões de pessoas, segundo estimativa do Dieese (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos). Elas seguiram a imagem de Nossa Senhora de Nazaré para agradecer por realizações alcançadas –cura de doenças, aprovação no vestibular e aquisição de uma casa própria estão entre as mais comuns.

Cerca de 2 milhões de pessoas, segundo o Dieese, participaram neste domingo do Círio de Nazaré, em Belém
Cerca de 2 milhões de pessoas, segundo o Dieese, participaram neste domingo do Círio de Nazaré, em Belém

A doméstica Darina Ferreira, 45, fez o percurso com uma miniatura de uma casa de isopor na cabeça. “Consegui finalmente terminar de construir minha casa e vim agradecer”, conta ela, que vai se mudar para a nova residência no fim desse mês.

Os mais devotos, porém, fazem o percurso segurando a corda que fica atrelada à berlinda que leva a imagem da santa. Por isso, a corda é um dos locais mais tumultuados da procissão. Ao final, eles cortam um pedaço dela e guardam de recordação.

A festa começou por volta das 5h, com uma missa na Igreja da Sé, de onde sai a imagem de Nossa Senhora por volta das 6h30 até a Basílica de Nazaré, onde chegou às 12h30.

Por onde passa, a santa é saudada com aplausos, mãos para o alto e até fogos de artifício. Muitos costumam chorar ao vê-la passar. As janelas e varandas das casas localizadas no percurso tornam-se camarotes para assistir à festa.

O tempo de seis horas para o percurso é considerado rápido. Em 2004, a procissão demorou nove horas, uma das mais demoradas de sua história.

Esta foi a edição 220 do Círio de Nazaré. Após a procissão, famílias se reúnem em suas casas para celebrar o que é considerado o Natal dos paraenses. (AGUIRRE TALENTO)

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s