POLITICA & CIDADANIA

João Silva

APRENDENDO

O blog completou um ano dia 15 de setembro. Ainda é um meninão novo querendo apalpar  uma mulher traiçoeira, a Internet; claro que temos dificuldade,  mas vamos adiante, mudando se for preciso, ajustando, aprendendo…É pra avisar que decidimos trocar o título da coluna com intuito de atender a um público mais abrangente, digamos.

PARTIDOS

Aferindo o desempenho dos partidos, uma legenda sem expressão nacional, o PR,  liderou a votação para a Câmara Municipal de Macapá elegendo três vereadores: Aline Gurgel, o ex-prefeito João Henrique e o jovem Ed Clay, sendo que Aline foi a campeã de votos – 4.771 e a nora, Telma Gurgel, vice de Roberto, está no segundo turno. Os candidatos do  partido puxaram 23.910 votos, o que equivale 11.72% do eleitorado.

O segundo partido mais votado foi o PSB, que elegeu Neuzinha, Allan Ramalho e Washington Picanço com 21.910 votos, correspondendo a 10,74% do eleitorado de Macapá; o PDT, que fez Edna Auzier e Ruzivan, ficou em terceiro lugar com 21. 869 votos apurados. O partido também cresceu no Estado e no Brasil, aumentando número de vereadores e prefeitos socialiastas.

CANDIDATOS

No caso da votação obtida por cada candidato o quadro confirmou o que era esperado: Aline Gurgel (PR), foi a primeira colocada, com 4.771, seguida de Acácio Favacho (PMDB), com 4.606 votos; em terceiro Rocha do Sucatão (PT), 4.415 votos, em quarto Lucas Barreto (PTB), 3.895, em quinto Washington Picanço (PSB), 3.831. Rocha e Washington, digamos, são os lisos, os que não chegaram pela força do poder econômico.

DISCURSOS

Os Capiberibe tem lá suas razões (de fato Randolfe pisou na bola ao se unir aos conservadores de Santana), mas se precipitaram nas declarações após o pleito do dia sete. A recomposição das esquerdas com vistas ao segundo turno é essencial para se evitar um retrocesso com a manutenção da Harmonia no Palácio Laurindo Banha, com conseqüências desastrosas para o povo e a cidade em que vivemos. Pior é que o tempo fechou.

 COMO EXPLICAR

 A eleição do Roberto precisa ser explicada. A cidade está abandonada, o prefeito enfrenta restrições graves na Justiça, Macapá não tem obras, a grana dos consignados sumiu (próximo de 5 milhões de reais), a máquina está inchada e inoperante acusando problemas nos transportes, na saúde, na educação; segunda-feira havia uma pequena multidão de servidores  nos corredores da PMM se ter onde trabalhar. Normal não foi, isso posso garantir.

 ATENTADO

 Semana passada conversei com antigo dirigente do esporte amapaense e me decepcionei ao ouvir relato sobre a situação dos dois clubes mais antigos do Estado. Macapá e Amapá podem perder áreas super valorizadas, no centro da cidade,  para individuos que se articulam nesse sentido. Azulino de primeira hora ao perceber o risco, botou a boca no trombone e foi alvo de atentado que ainda está sendo esclarecido; vive sob proteção policial. Aonde chegamos.

 INSEGURANÇA

 Na sexta-feira a noite um morador de rua resolveu ocupar a agência do Bradesco na esquina da Binga Uchôa com a Professora Cora de Carvalho, no centro. Quem entrava ali pra sacar, depositar ou simplesmente para tirar um extrato ou consultar o saldo da conta, era ameaçado pelo “dono do pedaço”.

 Imagine se não fosse um absurdo o que se paga de taxas ao banco para manter uma conta corrente ou conta poupança sem qualquer compensação em termos de segurança quando se vai a um caixa eletrônico a noite.

  NÃO TEM JEITO

 Pior é que a coisa parece na casa do sem jeito. Ainda me referindo aos bancos particulares e seus lucros nada modestos ou razoáveis, virou “moda” nas grandes cidades a ação de grupos de assaltantes bem armados que invadem as agências bancárias para implodir caixas eletrônicos e fugir com a grana, quando não é o caso de deixar atrás de si mortos e feridos.

 CHOCANTE

 Brasil Urgente, ao comando de José Luiz Datena, mostra o Brasil real. É o que se revela embrutecido no relato dos repórteres, nas imagens das câmeras, nos casos mostrados no dia-a-dia da cidade de São Paulo e demais cidades brasileiras, coisa chocante que deveria ensejar uma atitude dos nossos governantes na defesa dos cidadãos e da sociedade.

Na segunda-feira o programa mostrou a execução de um policial registrado por câmeras de segurança, uma atrocidade cometida por matadores profissionais, de metralhadora top de linha e tudo mais.

 UMAS &  OUTRAS

 O governador Camilo fez o melhor discurso pós eleição; foi sensato e conciliador sem esconder as dificuldades criadas pelo PSOL para a consolidação de uma aliança das esquerdas no segundo turno, face acordo estabelecido com grupos conservadores da política tucuju em Santana, grupos que infelicitaram o Estado nos últimos oito anos; fez a diferença ao manter a máquina fora da disputa, e adversários não reconhecem por que o ódio é maior que a razão <> Serviços no Amapá continuam sofríveis, quem precisa pena: um casal de amigos manda e-mail para comentar caso de motel que entrou para reforma, mas não quer parar de faturar <> Daí é que  o cidadão entra no local em busca de privacidade, e acaba dando de cara com operários batendo massa, pintando parede, instalando porta, consertando telhado; outros envernizando, rebocando, reformando calçada, sem falar no desconforto causado pelo odor de tinta, poeira e fuligem que invadem os apartamentos e incomodam os amantes; assim não tem combate, como diria dona Miquilina, lá de Pedra Branca! <> Católicos se reúnem em torna da imagem da Virgem de Nazaré neste domingo, dia 14; por aqui a festa começou  em 1934 e foi minha avó, dona Tereza da Conceição Serra e Silva, que cedeu à Igreja e à comunidade, na pessoa do Intendente Eliezer Levy, a imagem para que saísse às ruas a primeira procissão do Círio de Nazaré <> Nas Lojas Americanas a fila que não diminui nem se desfaz, é a fila da reclamação, da troca de produtos eletrônicos apresentando defeito no seu funcionamento…¨Até parece que estão mandando só bagulho pra Macapá”, dizia um comprador fulo da vida…PROCON neles!! <>  É só, até mais ver.

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s