MENSALÃO: MAIORIA DOS MINISTROS CONDENA JOSÉ DIRCEU

  • Em sua última aparição pública, José Dirceu chega para votar em São Paulo, no domingo (7)

    Em sua última aparição pública, José Dirceu chega para votar em São Paulo, no domingo (7)

Com o voto de Marco Aurélio, a maioria dos ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) condenou o ex-ministro José Dirceu por corrupção ativa no processo do mensalão. Condenaram Dirceu o relator Joaquim Barbosa, Luiz Fux, Rosa Weber, Cármen Lúcia, Gilmar Mendes e Marco Aurélio. O ex-ministro foi absolvido pelo revisor Ricardo Lewandowski e por Dias Toffoli, ex-advogado do PT.

“José Dirceu teve uma participação acentuada nesse escabroso episódio”, disse Marco Aurélio. O ex-ministro condenado hoje começou sua carreira como líder estudantil e foi deputado estadual e federal antes de chegar ao governo Lula.

Em nota, Dirceu disse que acatará a decisao do Supremo, mas não se calará: “Fui prejulgado e linchado. Não tive, em meu benefício, a presunção de inocência.” Sua defesa afirmou ainda que a condenação por corrupção ativa não implica necessariamente na sua eventual condenação pelo crime de lavagem de dinheiro, a ser julgada nas próximas semanas.

Pelo menos cinco ministros já afirmaram que Dirceu comandou o mensalão –Aurélio, Mendes, Lúcia, Fux e Barbosa– e dava respaldo ao ex-presidente da sigla José Genoino e ao ex-tesoureiro Delúbio Soares —ambos também condenados pela maioria da Corte— para que realizassem as negociações de compra de apoio político dos parlamentares da base aliada no primeiro governo de Luiz Inácio Lula da Silva.

“O ex-ministro José Dirceu, que homologava os acordos daquele partido, acordos que vimos (…) extravasaram e muito o campo simplesmente político. Não podemos ante a disputa acirrada partidária imaginar partidos altruístas, que se socorram mutuamente”, afirmou Marco Aurélio. “As reuniões, pasmem, ocorriam no Palácio do Planalto”, acrescentou o magistrado.

Gilmar Mendes citou depoimentos de diversas testemunhas que afirmam que Dirceu não participava das reuniões para negociar o acordo entre o PT e o PTB, mas era contatado por Genoino ou Delúbio logo depois que era fechado algum acerto. “Depois das conversas, sempre havia uma ligação ou do Delúbio ou do Genoino para José Dirceu.”

Anúncios

Uma resposta para “MENSALÃO: MAIORIA DOS MINISTROS CONDENA JOSÉ DIRCEU

  1. É uma “pena” que esse cidadão chamado de José Dirceu tenha jogado no lixo toda uma trajetória vitoriosa que demonstrava ter, me enganando. Também, do jeito que ele retornou ao Brasil travestido de outra pessoa na tentativa de não ser capturado pelo pessoal que comandava a repressão dos anos de chumbo no Brasil, tratando-se verdadeiramente de um tremendo blasfemador, já caduco e alienado, pensando em ficar milionário às custas do erário público.

    Ainda bem que temos um ministro so STF chamado de JOAQUIM BARBOSA, esse sim, que está sendo pra Tadeu Pelaes, o verdadeiro herói brasileiro em combater a corrupção e desmascarar, também, grandes poderosos políticos que permanecem vivos e ativos no poder nacional brasileiro, JOAQUIM BARBOSA, que direcionou o aceno positivo aos nossos demais ministros honestos que temos no STF.

    VIVA O BRASIL! VIVA O JOAQUIM BARBOSA!
    AMÉM!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s