CIRIO 2012: A PEREGRINAÇÃO DA FÉ E A DOAÇÃO SOLIDÁRIA

A imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré

 A pequenina imagem de Nossa Senhora de Nazaré representa um incalculável significado de fé no decorrer dos trinta dias da Peregrinação que antecede e preparaa secular procissão do Círio.  A imagem passa pelas sedes dos poderes constituídos, diversas instituições públicas, empresas, escolas, meios de comunicação, casas de saúde, associações, abrigos, quartéis, universidades, paróquias, bairros e comunidades.

A Eletrobras Eletronorte Amapá é uma das empresas que anualmente acolhe a ‘Imagem Peregrina’, com a energia da fé e fervor nos corações dos devotos, que recebem no ambiente de trabalho um retrato da Mãe de Jesus. Mais uma vez, na manhã desta segunda-feira, 08 de outubro, o andor ornado de flores que conduz a imagem de Maria de Nazaré chega à sede da Regional Amapá e em torno dela empregados, estagiários, prestadores de serviço, familiares e membros da comissão do Círio unidos participam da Missa, o centro da Fé dos católicos que celebram a Ressurreição de Cristo.

‘Eu Creio! Nós Cremos! Feliz aquela que acreditou’(Lc 1,45) é o tema proposto para reflexão e vivência do Círio de Nazaré 2012 realizado pela Diocese de Macapá, tradição que completa78 anos na atual capital do Amapá, em comunhão com o Círio de Belém/PA, no segundo domingo de outubro, com mais de dois séculos de história e que hoje reúne dois milhões de fiéis, na maior procissão católica do mundo.

Outra tradição que se renova a cada ano na Regional de Geração e Transmissão do Amapá é a solidariedade da força de trabalho, especialmente neste período de manifestação da fé transformada em obras. Três instituições de caridade e serviço fraterno aos irmãos (as) que mais precisam do nosso apoio material e espiritual receberão os produtos doados pelo quadro funcional da empresa para atender as necessidades de nossos (as) irmãos (as) necessitados (as).

“Sozinho: um pequeno gesto. Juntos: uma grande mudança”

 Uma das práticas mais difundidas na Eletrobras Eletronorte Amapá é a distribuição de camisas para a força de trabalho, como marca dos eventos realizados pela empresa. “Em vista das necessidades que imperam na nossa sociedade, vislumbramos este momento de Peregrinação da Imagem de Nossa Senhora de Nazaré, propício para o exercício da virtude sublime da fraternidade, com a troca da camisa e boné do Círio por doações, afirma Márcia Fonseca, coordenadora do Núcleo Empresarial de Voluntariado da Regional Amapá.

Cada empregado é convidado a doar 01 (um) pacote de fralda descartável geriátrica (tamanho G) para o Abrigo São José e Casa de Apoio aos Aidéticos e 01 (um) Kg de sabão em pó para a Campanha Permanente de Ajuda ao Abrigo dos Idosos da Casa da Hospitalidade de Santana. Os (as) estagiários (as) e terceirizados (as) podem contribuir com 01 (um) Kg de sabão em pó. As doações devem ser entregue na Assessoria da Comunicação

Uma das motivações para a realização de mais esta campanha solidária foi a solicitação de parceria da gerência da Casa de Longa Permanência Abrigo São José, que deflagrou a campanha Sou Parceiro do Abrigo São José, com o objetivo de arrecadar fraldas geriátricas para atender 49 pessoas idosas em situação de abrigo, além de 40 pessoas atendidas no centro dia e convivência, perfazendo um total de 89 pessoas idosas atendidas pela casa nas áreas de Saúde, Assistência Social, Psicologia, Nutrição, Fisioterapia, Massoterapia, Educação Física, entretenimento, lazer e desporto. A Eletrobras Eletronorte sempre foi parceira do Abrigo São José de Macapá.

O Estatuto do Idoso em seu Artigo 3º. Preconiza: “É obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do poder público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direio à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e a convivência familiar e comunitária”.

As pessoas que desejarem doar independente do Kit Círio serão bem vindas, pois esta é uma campanha permanente, iniciativa e compromisso do Núcleo Amapá do Programa Empresarial de Voluntariado (PEV), pois a necessidade deste material é constante. “Lembramos que a garantia de direitos de todos os segmentos sociais em vulnerabilidade é de competência do governo e da sociedade, mas não podemos esquecer que todos somos responsáveis e importantes na transformação social”, reafirma Márcia Fonseca.

(Oscar Filho –assessoria de comunicação)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s