PMDB LIDERA LISTA DE CANDIDATOS BARRADOS PELA LEI DA FICHA LIMPA

Análise feita a partir das informações do Congresso em Foco mostra que partidos têm mais problemas com a Lei da Ficha Limpa nos dez maiores colégios eleitorais brasileiros

Análise feita a partir de levantamento do Congresso em Foco mostra PMDB como partido que tem mais barrados pela ficha limpa

Com exclusividade para o Congresso em Foco , o pesquisador do Centro de Estudos em Administração Pública e Governo da Fundação Getúlio Vargas (FGV) Fabiano Angélico fez uma análise das candidaturas questionadas nas eleições municipais deste ano pela Lei da Ficha Limpa. Com base no levantamento feito pelo Congresso em Focoa partir das informações dos tribunais regionais eleitorais, Fabiano analisou as situações nos dez maiores colégios eleitorais do país, e concluiu: o partido que tem mais candidaturas questionadas é o PMDB.

Ficha Limpa ameaça mais de mil candidatos

Dos candidatos na mira da Lei da Ficha Limpa nos dez maiores colégios eleitorais do país, 16% são peemedebistas, de acordo com o levantamento de Fabiano. Em segundo lugar, está o PSDB, com 15,7%, e em terceiro o PTB, com 9,2%.

Fabiano observa também que os tribunais regionais eleitorais tiveram desempenhos variados quanto ao questionamento dos candidatos. Enquanto no Ceará, a taxa de impugnação é de 9,2 candidatos para cada um milhão de habitantes, no Rio de Janeiro barrou apenas 1,2 candidatos para cada um milhão de habitantes.

Anúncios