SUPREMO COMEÇA HOJE JULGAMENTO DE JOSÉ DIRCEU

O Estado de S.Paulo

O Supremo Tribunal Federal (STF) começa o julgamento do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu na sessão desta quarta-feira, 3. O ex-ministro integra o chamado “núcleo político” do esquema, composto ainda por outros ex-dirigentes do PT. A sessão começa às 14h e é transmitida ao vivo pela TV Estadão.

Além de Dirceu, o relator do processo, ministro Joaquim Barbosa, analisará a conduta do ex-presidente do PT José Genoino e o ex-tesoureiro do partido Delúbio Soares. De acordo com a acusação, o grupo estaria no comando do esquema de compra de apoio político no Congresso durante o governo Lula.

O relator deve seguir o argumento da acusação e condenar os réus pelo crime de corrupção ativa. Serão julgados nessa etapa também o ex-ministro dos Transportes Anderson Adauto, o publicitário Marcos Valério e ex-sócios e ex-funcionários do empresário. A leitura do voto de Barbosa deve terminar somente na quinta-feira, 4.

Nessa segunda-feira, 1º, os ministros concluíram o julgamento de parlamentares que receberam dinheiro pelo esquema. A Corte entendeu que o mensalão envolveu compra de votos e não caixa 2 de campanha, como sustenta a defesa.

Transmissão. Além de assistir pela página da TV Estadão, você pode conferir informações também pelo perfil do Twitter (@EstadaoPolitica) e do Facebook (facebook.com/politicaestadao). O portal conta com o apoio de especialistas da escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas (FGV), a Direito GV, que durante as sessões explicam a linguagem e argumentação jurídica usada pelos ministros e advogados durante as sessões.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s