MENSALÃO: RELATOR E REVISOR CONDENAM DELÚBIO, VALÉRIO E DIRCEU

Supremo viveu o 31º dia de julgamento do mensalão condenando gente importante

João Coscelli, de O Estado de S.Paulo

O relator e o revisor do processo do mensalão, os ministros Joaquim Barbosa e Ricardo Lewandowski, respectivamente, votaram pela condenação do ex-tesoureiro do PT, Delúbio Soares, por corrupção ativa, julgando procedente a denúncia de que o petista teria comprado o apoio de parlamentares para formar a base do governo no início do governo Lula. Os dois ministros também condenaram o publicitário Marcos Valério e seus sócios, Cristiano Paz e Ramon Hollerbach, além de Simone Vasconcelos, integrantes do chamado núcleo operacional do esquema.

Barbosa concluiu seu voto nesta quarta-feira, 3, o primeiro dia em que foram julgados os integrantes do PT envolvidos no esquema. O relator condenou também José Dirceu, ex-ministro da Casa Civil, suposto chefe do mensalão, José Genoíno, ex-presidente do PT, e Rogério Tolentino, advogado da agência SMPB, de Valério. Já o relator absolveu os dois últimos e deixou para votar sobre Dirceu na quinta-feira, 4.

Ambos os ministros também votaram pela absolvição de Geiza Dias, funcionária da SMPB, e de Anderson Adauto, ex-ministro dos Transportes à época, filiado ao PTB.

Para Barbosa, Dirceu era claramente o líder da organização. ”Dirceu é mencionado como negociador do esquema de compra de apoio político, que dependia de sua atuação como ministro da Casa Civil”, afirmou o relator, sustentando que o ex-ministro mantinha contatos com Valério e com as diretorias dos bancos Rural e BMG com o intuito de organizar o esquema de pagamento dos parlamentares.

Sobre Delúbio, o relator disse se tratar do “principal elo com as ramificações operacionais da quadrilha, chefiadas por Marcos Valério”. Lewandowski, que acompanhou Barbosa ao condenar o réu, afirmou que o ex-tesoureiro é um nome “onipresente” em toda a denúncia.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s