PESQUISAS DO IBOPE SÃO IMPUGNADAS EM VÁRIOS ESTADOS

O IBOPE tem pesquisas impugnadas pela Justiça eleitoral com suspeitas de manipulação de resultados por todo país.

 São muitos os pedidos deferidos pela Justiça Eleitoral contra o IBOPE em todo o país.

Em um rápido levantamento, é possivel identificar questionamentos da Justiça Eleitoral em relação à lisura dos dados divulgados pelo IBOPE nos estados de Rondônia, Acre, Ceará, Mato Grosso do Sul, Bahia, Pará e Amazonas.

Suspeitas de fraude nos questionários que projetam o segundo turno estariam induzindo a resposta do entrevistado para o favorecimento de determinado candidato.

Em recente decisão do TRE do Acre (semana passada), a juíza da primeira zona eleitoral de Rio Branco, Maha Khouzi Manasfi e Manasfi, considera em sua sentença que o Ibope feriu o princípio da igualdade de disputa ao elaborar questionário para o segundo turno com apenas dois candidatos. “Não é legítimo o Ibope – que não deveria exercer nenhuma parcela de poder – estabelecer previamente quem ficará na disputa ou nomear quem ele ache conveniente permanecer”, disse a juíza.

O fato apontado na maioria dos pedidos de impugnação das pesquisas realizadas pelo IBOPE, é a colocação de apenas dois nomes no cenário do segundo turno, sem testar junto ao eleitor as variações com os demais candidatos que figuram na disputa eleitoral, tirando, assim, a legitimidade do resultado e conduzindo a eleição para um caminho pré-estabelecido para a conveniência de alguém.

“O cenário político-eleitoral, com esta última pesquisa Ibope, mudou drasticamente de rumo, transformando-o numa comédia apática e patética, com forte apelo para um melodrama vespertino digno de canal livre“, criticou a magistrada em sua sentença.

No Acre já é a segunda vez, no pleito deste ano, que a justiça eleitoral põe em cheque a verdade dos dados apresentados pelo IBOPE. A mesma juíza impugnou a pesquisa que seria divulgada em agosto pela afiliada da Rede Globo, alegando “contaminação” dos questionários.

No último sábado (22), a Justiça Eleitoral também emitiu sentença desfavorável ao IBOPE em Porto Velho (Rondônia). A pesquisa que seria divulgada pela TV Rondônia, também afiliada da Rede Globo, foi impugnada. Mais uma vez, o questionário excluía determinado candidato de possível cenário para o segundo turno.

Especialista em Direito Eleitoral, Agnaldo Muniz lembra um caso de erro absurdo no resultado de uma eleição em Rondônia, apresentado pelo IBOPE, e que ficou conhecido em todo Brasil. “Particularmente no caso do IBOPE, esse instituto nunca acertou sondagens em nosso Estado e um dos casos célebres foi quando anunciou que o ex-deputado Chagas Neto teria quase 90% das intenções de voto ao Senado, há alguns anos. O candidato ficou na última posição”.

Na manhã de hoje (24), em entrevista ao Jornal 96 com o jornalista Diógenes Dantas, o juiz eleitoral José Dantas (TRE/RN), revelou que uma recente pesquisa divulgada está sendo investigada por apresentar indícios de manipulação do resultado. José Dantas, porém, não revelou o instituto.

CONHEÇA ALGUNS CASOS.

http://www.rondoniagora.com/noticias/juiza-ibope-transformou-rio-branco-em-comedia-patetica-2012-09-24.htm(ACRE).

http://www.rondoniagora.com/noticias/decisao-sobre-ibope-e-a-primeira-do-genero-em-rondonia-2012-09-23.htm (RONDÔNIA).

http://www.bahianegocios.com.br/politica/justica-suspende-divulgacao-de-pesquisa-eleitoral-do-ibope-em-lauro-de-freitas/ (BAHIA).

http://blogs.diariodonordeste.com.br/centrosul/cidades/varzea-alegre-juiz-suspende-divulgacao-pesquisa-do-ibope/ (CEARÁ).

http://www.nordeste1.com.br/noticias.php?ed=5&id=2874 (CEARÁ).

http://sidronoticias.com.br/exibe.php?id=72344&cod_editorial=1&url=index.php&pag=0&busca= (MATO GROSSO DO SUL).

http://jornaldetucurui.blogspot.com.br/2012/09/blog-post.html (PARÁ).

http://www.portaldoholanda.com/noticia/pauderney-acusa-ibope-de-fraudar-pesquisa (AMAZONAS).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s