FORÇAS ARMADAS MOBILIZAM 5 MIL MILITARES NA OPERAÇÃO AMAZÔNIA/2012

17/09/2012 às 10h32

Durante as próximas duas semanas 5 mil homens das Forças Armadas estarão participando de exercício militar na região Norte do país. Trata-se da “Operação Amazônia 2012”, que começa nesta segunda-feira (17), na Foz do rio Amazonas, abrangendo os estados do Pará, Rondônia e Acre.

O objetivo é o adestramento das tropas militares de forma conjunta para eventual emprego na defesa do Brasil. Coordenada pelo Ministério da Defesa e sob o comando do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), a operação conta com a participação da Marinha, do Exército e da Aeronáutica.

“Essa é a nossa principal missão. E o exercício permite que as tropas estejam em condições diante da necessidade de entrar em ação”, disse o subchefe de Operações do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), vice-almirante Luiz Henrique Caroli.

A “Operação Amazônia”, embora seja um treinamento, é importante para a interoperabilidade das três Forças, já que os exercícios permitem aos militares estarem preparados para o caso de enfrentar uma situação real, explicou Caroli.

Operação Amazônia

Até o dia 28 de setembro, os militares das três Forças participam do treinamento com a intenção de  “difundir o sentimento de patriotismo e a mentalidade de defesa junto à população”, conforme informa o comunicado divulgado pelo comando da operação.

No período, além dos exercícios militares, ocorrerão ações cívico-sociais (Acisos) que levarão às regiões mais carentes apoio médico e odontológico. A expectativa é de que pelo menos 3 mil pessoas sejam atendidas nestas ações de modo a contribuir para a intensificação da presença do Estado e das Forças Armadas na região.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s