DEZ ANOS DA CRIAÇÃO DO PARQUE MONTANHAS DO TUMUCUMAQUE

Ecoturistas na Serra do Cipó
No último dia 5 comemorou-se os dez anos de criação do Parque Nacional Montanhas do Tmucumaque. Com uma área aproximada de 3.867.000 hectares, o Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque (PNMT), situado entre o estado do Pará e Amapá, éuma das maiores áreas de floresta tropical protegidas do mundo. Para comemorar os 10 anos de criação a equipe do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio, com o apoio da WWF-Brasil, realizou uma programação especial envolvendo conselho consultivo, poder público e a sociedade civil dos municípios do entorno do Parque, tais como: Oiapoque, Laranjal do Jari, Serra do Navio, Pedra Branca do Amapari, Calçoene e Almerim.

A programação foi realizada durante a primeira semana de setembro também tem o objetivo de celebrar o Dia da Amazônia, comemorado no dia 05 deste mês. Durante essa data, foi inaugurado o Centro Rústico de Vivência (CRV) do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque. O CRV é o “embrião” de um possível Centro de Interpretação da Natureza, que são espaços destinados a apresentar as características de uma unidade de conservação ou de áreas naturais para o público em geral.

Deslocamento dos convidados a participarem do aniversário de 10 anos de criação do PNMT primeiramente foi feita de Macapá para Serra do Navio (210 Km), no dia 04 de setembro. Chegando a Serra do Navio, os convidados puderam se confraternizar no Restaurante Dom Acácio, e logo após foram para a comunidade do Riozinho que em seguida foram rumo ao o Centro Rústico de Vivência (CRV), enfrentando mais 45 km pelo rio Amapari, em “voadeiras”.

CRV foi montando na entrada da Unidade de Conservação por Serra do Navio. Durante a viagem, os convidados puderam observar as lindas paisagens e entender o difícil acesso ao Parque. Todos foram recebidos ao som do Marabaixo, apresentado pelo Grupo Raízes do Bolão. Em seguida, o ator Álvaro Braga fez uma apresentação teatral falando dos mitos da Amazônia, e, posteriormente, alegrou à todos os presentes cantando ao som do violão.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s