VICE-PRESIDENTE DO SURINAME VISITA O AMAPÁ

foto: Dulcivânia Freitas

foto: Dulcivânia Freitas

O vice-presidente do Suriname, Robert Ameerali, o embaixador do Suriname no Brasil, Marlon Hoesein, e um grupo de empresários do Suriname (foto) foram recebidos pelo chefe-geral da Embrapa Amapá, Silas Mochiutti, na manhã de segunda-feira,3, no auditório da instituição de pesquisa.

Mochiutti fez uma palestra sobre a atuação da Embrapa na Amazônia e dos temas potenciais de cooperação entre a Empresa e o governo do Suriname, a partir dos eixos cooperação científica, cooperação tecnológica e negócios. “Temos várias oportunidades de cooperação com o governo do Suriname. O importante é definirmos inicialmente quais são os interesses em comum para que possamos atender as demandas do país vizinho e também apresentar as nossas demandas”, afirmou o chefe-geral da Embrapa Amapá.

Pesquisas científicas com mosca-da-carambola e transferência de tecnologias para construção de viveiro de mudas são as primeiras oportunidades de cooperação entre a Embrapa Amapá e o Governo do Suriname, a partir de elaboração conjunta de projetos para o desenvolvimento agrícola. O vice-presidente do Suriname ressaltou a disponibilidade imediata de definir ações conjuntas de transferência de tecnologias da Embrapa, contando com recursos financeiros do governo do Suriname. “Neste primeiro momento, as equipes técnicas já podem contar com o apoio do governo do Suriname para implementar ações de transferência de tecnologia em localidades do nosso país”, acrescentou Robert Ameerali, diante da equipe técnica da Embrapa Amapá.

Uma iniciativa já em andamento é a assessoria dos analistas Júlia Stuchi e Antônio Carlos Góes, deste

foto: Dulcivânia Freitas

foto: Dulcivânia Freitas

centro de pesquisa, que viajam ao Suriname em novembro deste ano, para prestar apoio técnico na implantação de construção de viveiros de mudas frutíferas e em técnicas agroecológicas.

Logo após a apresentação do chefe-geral da Embrapa Amapá, o vice-presidente do Suriname e demais visitantes conheceram a estrutura dos laboratórios de solos, de aquicultura e pesca e de entomologia, e mantiveram contatos com os pesquisadores sobre a metodologia de trabalho nestas áreas. Em seguida, uma equipe técnica da Embrapa Amapá acompanhou a comitiva do Suriname até uma área de produção agroecológica localizada no distrito de Fazendinha (Macapá,AP) e ao Campo Experimental da Embrapa em Fazendinha.

A visita da comitiva à Embrapa Amapá faz parte da agenda de trabalho do grupo que desembarcou em Macapá na última quinta-feira, 30. Eles vieram em missão comercial dando continuidade ao que foi definido durante o 2º Rendezvous (RDV).

No encontro, que aconteceu em julho deste ano, no Suriname, representantes do Governo do Estado, Sebrae e Fecomércio discutiram com representantes do Suriname e Guiana a integração entre os três países e temas de interesses comuns, como cooperação econômica, transporte, barreiras alfandegárias, energia, compras de produtos e serviços.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s