COMEÇA NESTA SEXTA A 49ª EXPOFEIRA AGROPECUÁRIA DO AMAPÁ

Meio Ambiente, entretenimento, culinária, negócios e desenvolvimento são alguns exemplos do que estará acontecendo durante a 49ª Expofeira Agropecuária do Amapá. Para compor este cenário de diversidade, o governo do Estado, por meio da Escola de Administração Pública (EAP), promove neste sábado, 1º de setembro, o lançamento do livro “Transgênicos para quem?”, que ocorrerá a partir das 18h, no Pavilhão Internacional de Negócios da Expofeira.

Composto por 33 artigos, organizado pelos pesquisadores Magda Zanoni e Gilles Ferment e publicado pelo Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural (Nead), do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), o livro relata os impactos dos organismos geneticamente modificados.

O objetivo, segundo os organizadores, é trazer uma reflexão sobre a capacidade dos transgênicos de resolver as dificuldades atuais e futuras com as quais a sociedade e os agricultores familiares estão confrontados.

O lançamento no Amapá faz parte de um calendário de divulgação que está ocorrendo nacionalmente desde junho deste ano a partir do lançamento oficial da publicação, que ocorreu durante a realização da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20.

A discussão sobre transgênicos assume grande importância, pois introduz, sob o ponto de vista de agricultores, familiares, cientistas internacionais e nacionalmente conhecidos, acadêmicos, associações, cooperados e ativistas, uma problemática muito mais complexa do que o aspecto genético ou biológico da questão.

O evento soma-se ao esforço do Governo de Estado do Amapá de impulsionar políticas para o desenvolvimento rural, a exemplo do Programa Territorial da Agricultura e Floresta (Protaf) que beneficiou 1.173 famílias na safra de 2011/2012, e contou com um investimento de cerca de R$ 5 milhões, com foco na recuperação de áreas degradadas, na utilização de práticas agroecológicas e na criação de florestas de produção, gerando renda e melhorando a qualidade de vida no campo.

Transgênicos

De acordo com a publicação, os transgênicos são uma tecnologia que cria e transforma seres vivos, que afeta a saúde, o meio ambiente e diz respeito às ciências humanas e sociais e às ciências naturais. Inovações que carregam em si noções de progresso, ciência e tecnologia e que, como qualquer outra técnica, podem gerar riscos, incertezas e exclusões.

Os produtos contendo transgênicos que estão nas prateleiras de alguns supermercados não são rotulados para que o consumidor possa exercer o seu direito de escolha.

Durante o lançamento do livro, serão distribuídos alguns exemplares para os participantes.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s