VITRINE TECNOLÓGICA DE PRODUTOS VIVOS VAI SER ATRAÇÃO NA AMAZONTECH

foto: Augusto Brito

Vem aí a Amazontech 2012, evento que possibilita a abertura de negócios sustentáveis na Amazonia Legal. Este ano  se espera uma gama enorme de inovações na área tecnológica, no período de 13 a 17 de novembro, no Complexo Meio do Mundo, em Macapá, onde acontece a exposição. O Amazontech é uma realização do Sebrae, Governo do Estado do Amapá, Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e Unifap (Universidade Federal do Amapá).
Uma das atrações mais aguardadas é a Vitrine Tecnológica de Produtos Vivos. Esse espaço de exposição e de experimentos orientados para o agronegócio começa a ganhar forma, por meio da Embrapa e parceiros. Criada numa área que faz parte do Campus da Unifap, localizado atrás da Cidade de Samba, nela já foram plantadas mudas de eucalipto, banana, maracujá, cupuaçu, abacaxi, milho, mandioca, feijão, arroz, hortaliças, plantas medicinais, açaí, girassol, capim, leguminosas e sorgo. No mesmo local estarão as espécies vivas como pirarucu, tambaqui, aparaí, camarão rosa, tartaruga e tracajá.
A vitrine tem como principal característica aliar tecnologias agropecuárias às artes plásticas, o que irá valorizar a cultura amapaense. As imagens poderão ser visualizadas do topo de um mirante, de sete metros de altura, com estrutura de madeira ou de metal, com plataforma para visualização de 5mx3m. Composto de duas escadas destinadas ao fluxo de subida e descida dos visitantes.
A vitrine será montada em sete (7) meses, por técnicos agrícolas e trabalhadores rurais, com alta qualificação para implantar a Vitrine Tecnológica. Para expor espécies vivas, técnicos da Embrapa estão trabalhando com a utilização de espécies adequadas para o solo, água, infraestrutura, mão de obra, adubos, defensivos, ferramentas, para que as plantas e os animais permaneçam sempre em condições saudáveis, propiciando o crescimento e o desenvolvimento adequado às espécies.

O  objetivo é promover a difusão de conhecimentos científicos, tecnológicos e de inovação, visando o desenvolvimento sustentável da Amazônia. Durante o Amazontech, a Vitrine Tecnológica, terá cerca de 40 monitores distribuídos pela função de recepcionistas, guias e expositores, funções desempenhadas por acadêmicos dos cursos Engenharia Florestal, Pesca, Biologia, Geografia e Engenharia de Produção.
O pesquisador da Embrapa e engenheiro agrônomo, Edson Raimundo da Silva Alves, responsável pela Vitrine Tecnológica que será apresentada no Amazontech 2012, diz que a primeira vitrine foi lançada há 16 anos pela Embrapa, e surgiu em Brasília, com o objetivo de abrir as portas da empresa para visitação publica, e mostrar os resultados de pesquisa mais recentes para o Brasil.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s