BATE-PRONTO

João Silva

MUTIRÃO

Governo melhora imagem na área da saúde pública com o avanço do mutirão de cirurgias reparadoras beneficiando 38 vítimas de escalpelamento em todo o Estado. A segunda etapa do programa começa hoje e se estenderá até o dia 19. Outras sete mulheres que só agora se habilitaram a ter o benefício ainda passarão pelos procedimentos da primeita etapa do programa. As cirurgias da segunda etapa serão feitas no HCAL e no Hospital São Camilo por equipes da SESAS e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plásticas.

IBOPOTOCA

Na fila do banco mulher bem vestida, aparentando 50 e pouco, revela em voz alta seu espanto com os primeiros números do IBOPE, considerando, claro, o que tem  observado  sobre tratamento dispensado a capital amapaense pela atual gestão da PMM e outras coisinhas que ela sabe. Foi aí que um cara meteu a colher enferrujada para lembrar que não é de hoje que o IBOPE já era.

BRINCADEIRA

Quem viu o futebol amapaense?! Realmente virou brincadeira, um desrespeito ao torcedor, uma politicalha; a FAF transformou-se propriedade de um grupo que tem um pé na política e outro no futebol espertamente. Pior é que está tudo dominado, só duas ou três vozes clamam no deserto.

HOTEL MACAPÁ

Fotos preciosas publicadas no Porta Retrato do amigo João Lázaro trazem de volta à memória do cronista a beleza e imponência do Hotel Macapá, construído pelo governador Janary Gentil Nunes. Não sei se precisava vir abaixo em nome do desenvolvimento pouco seletivo do ponto de vista da história e da memória da cidade. Coisa a pensar.

OS RICOS

Refiro-me aos endinheirados da política do Amapá. Continuam apostando na grana e na ignorância do eleitorado, já que não possuem as credenciais de uma atuação efetiva em favor do conjunto da sociedade. É gente sem discurso, de mãos vazias, sem projetos e iniciativas que poderiam melhorar a vida do povo.

BONS VENTOS

Sobre eleições limpas, acho que o Amapá vive um cenário melhor que em 2008 e até melhor que em 2010. No TRE a figura tranqüila e respeitável do desembargador Raimundo Valles inspira confiança, o que já é uma força.

Some-se a isso a decisão  de Camilo, que já foi vítima de fraude eleitoral, no sentido de manter  a isenção do governo, mais que necessária,  ao longo das disputas eleitorais deste ano, já nas ruas, aliás.  Fácil não vai ser, mas vale o esforço.

NA DEFESA DOS POVOS INDIGENAS

Nesta quarta-feira, a deputada federal Janete Capiberibe (PSB/AP) elogiou a decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, que determinou a paralisação das obras da usina hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu. A decisão do Tribunal acatou pedido do Ministério Público Federal do Pará alegando que as comunidades indígenas deveriam ter sido ouvidas antes de ser autorizado o início das obras, como determina a Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho, da qual o Brasil é signatário.

PAISAGEM ANTIGA

É o título do novo livro da escritora e poetisa amapaense Alcinéa  Cavalcante. O lançamento da obra está marcado para esta sexta-feira (17/08) em São Paulo, na 22ª Bienal Internacional do Livro, que este ano homenageia o centenário de Nelson Rodrigues e Jorge Amado e os 90 anos da Semana de Arte Moderna.

O prefácio foi escrito pelo presidente da Associação dos Escritores do Amapá, Paulo de Tarso. Autobiográfico, o livro é uma coletânea de poemas e crônicas que transpiram a infância e adolescência da poetisa vividas em Macapá.

HP NA FIAP

Por e-mail , gentil como sempre, amigo Haroldo Pinto Pereira me informa que após quarenta anos de atuação como empresário da construção civil no Amapá, vai deixar suas atividades de lado por algum tempo para encarar importante missão de assumir a Superintendência do SESI no Amapá, distinguido por companheiros daquela instituição. Desejo-lhe boa sorte.

UMAS & OUTRAS

Madrugada violenta em Macapá acusa três assassinatos e um assalto à mão armada; dois assassinatos aconteceram no Araxá, um deles na Avenida Equatorial com o homicida pilotando moto preta; em todos os casos, a polícia ainda não havia chegado aos criminosos <>Quando se conhece cidades como Campina Grande, na Paraíba, e Castanhal, no Pará, bem arrumadinhas a gente não entende por que Macapá não consegue sequer recolher o lixo que toma conta, por exemplo, da General Gurjão entre  São José e  Cândido Mendes,  no centro de Macapá, bem ao lado do Teatro das Bacabeiras <>Sérgio Larocque, secretário de transportes, agiliza as obras da Norte-Sul<>Senador Jorge Viana perplexo sobre um dado aterrador: a morte por assassinato de setenta mil jovens no Brasil entre 2010 e 2011; infelizmente somos um País em guerra com as nossas desigualdades, inoperância, incapacidade para resolver os problemas que engolfam as populações crescentes e carentes de tudo, inclusive de educação, de saúde, de segurança e de governantes que queiram trabalhar pelo País<>Ciclistas na contra mão significam um risco a quem dirige no trânsito de Macapá, Santana e Laranjal do Jary<>Candidatos correm atrás da vereança e um dos mais bizarros é o Zeca da Tia Preta prometendo mundos e fundos<>Estacionamento de um caminhão baú na Hildemar Maia entre José Tupinambá de Almeida (Nações Unidas) e Raimundo Álvares da Costa, é risco de uma tragédia que pode ser evitado se aplicado o Código de Trânsito<>É hora de repensarmos o futebol amapaense, não sem a necessário afastamento do grupo que domina FAF por alguns anos; sem isso, nada feito<> E o J. Ney está de novo na área, de volta aos seus programas de rádio depois de uma bateria de exames e um bom período de férias em Goiânia, em companhia da esposa Vilma<>Por enquanto é só.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s