FIFA: TECNOLOGIA “LINHA DO GOL” VAI SER UTILIZADA NA COPA DE 2014

05/07/2012 – 14h02

Gol ucraniano contra Inglaterra na Eurocopa não marcado  pelo juiz apesar da bola ter entrado

A Fifa anunciou na tarde desta quinta-feira que aprovou a utilização da tecnologia Linha do Gol após reunião realizada na sede da entidade, em Zurique, na Suíça. A expectativa é que a tecnologia seja utilizada no Mundial de Clubes em dezembro deste ano, no Japão, e também na Copa do Mundo de 2014 e Copa das Confederações de 2013, ambas no Brasil.

A tecnologia tem sido experimentada há cerca de seis meses e deve acabar com jogadas polêmicas em que fica a dúvida se a bola cruzou ou não totalmente a linha do gol, como aconteceu no Mundial de 2006 na partida entre Inglaterra e Alemanha e também na Eurocopa deste ano, no duelo entre Inglaterra e Ucrânia.

“A decisão foi tomada em fatos e acontecimentos, não foi tomada em um dia, mas sim depois de seis meses de testes. Hoje são duas empresas com a tecnologia”, disse Jerome Valcke, secretário-geral da Fifa, após reunião da International Football Association Board (IFAB).

A Fifa estudou duas tecnologias diferentes nos seis meses de testes. O GoalRef consiste em um chip que é colocado na bola e ajuda a determinar se ela cruzou ou não a linha, quando emite um alarme. O Hawk-Eye utiliza câmeras de alta velocidade para determinar a posição da bola no campo e ajuda a mostrar quanto da bola entrou no gol.

O dirigente ainda revelou que os custos para a implementação da tecnologia nos torneio que serão realizados no Brasil em 2013 e 2014 ficará com a própria Fifa.

A tecnologia, segundo a entidade, tem como objetivo auxiliar os árbitros, que ainda têm a decisão final. Ainda não foi discutido, no entanto, se será mostrado o replay da jogada após a decisão final do juiz, como acontece nas partidas de tênis, por exemplo.

Além disso, a entidade aprovou de forma unânime os dois árbitros extras localizados nas linhas de fundo do campo e também foi autorizada a utilização dos véus pelas jogadoras de futebol.

*Atualizado às 14h23

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s