SEBRAE REALIZA A SEMANA DO EMPREENDEDOR

Empreendedores em oficina do Sebrae

Iniciou nesta segunda-feira, 2 de julho, e vai até sábado, dia 7, a Semana do Empreendedor Individual. Palestras e oficinas estarão abertas até o final do evento aos parceiros do Sebrae na Praça Veiga Cabral, ao lado do Teatro das Bacabeiras, em um ambiente confortável, preparado pelo Sebrae para atender os profissionais que buscam formalizar seus negocios.

Segundo o coordenador da Semana do Empreendedor Individual, Iranei Oliveira, “durante a Semana do SEI estaremos orientando o trabalhador a se formalizar adequadamente, explicando a ele os deveres e obrigações de se tornar legal, visto que suas principais duvidas são sobre a documentação necessária para se legalizar, benefícios para quem se legaliza, imposto e procedimentos para finalizar o processo de legalização; em paralelo várias oficinas vão ajudar no aprimoramento do Empreendedor já formalizado.

O evento vem beneficiar o empreendedor que trabalha sozinho ou com um ajudante que esteja na informalidade e que tenha um pequeno negócio com faturamento de até R$ 60 mil por ano. Visando a formalização desse trabalhador, o Sebrae em parceria com instituições públicas e privadas vem trabalhando para esclarecer as vantagens que esperam o empreendedor que decidir sair da informalidade e ser dono do seu próprio negocio.

Edileuza de Oliveira foi a segunda trabalhadora a se formalizar no primeiro dia de evento. Ela trabalha há quatro anos nos segmentos de cosméticos e alimentação. “Todo trabalhador busca formalizar seu negócio, e comigo não foi diferente. Aqui recebi todas as informações que precisava para me tornar uma profissional legal, e com o apoio do Sebrae e dos parceiros presentes, me formalizei  e sai com meu CNPJ. Pretendo durante a semana buscar mais informações quanto a linhas de créditos voltadas para o empreendedor, pois pretendo ampliar meu negocio”, afirmou a empreendedora.

O Ministério da Previdência Social (Inss), é um dos parceiros da Semana do Empreendedor Individual, e durante o evento dará palestras que tem como objetivo orientar o Empreendedor Individual, quanto aos benefícios como direito a aposentadoria por idade ou invalides, auxilio doença, salário maternidade, pensão por morte e auxilio reclusão.

O Conselho Regional de Contabilidade, que também tem o papel importante na informação a esse empreendedor, orienta quanto o relatório mensal que o Empreendedor individual deve fazer. Esse relatório deve ser preenchido mensalmente, dessa forma, facilita quando o trabalhador for fazer a declaração anual de rendimentos.

A Receita Estadual traz informações sobre benefícios e obrigações do empreendedor individual junto ao fisco do estado, além de orientações sobre a nota fiscal eletrônica. Vale ressaltar que empreendedores que atuam em atividade industrial ou comercial também devem recolher o Imposto Sobre Mercadorias e Serviços – ICMS.

Entre as palestras que acontecem durante a Semana do Empreendedor Individual, estão as dos parceiros. A equipe técnica do Instituto de Ordenamento Territorial do Estado (Imap) vai falar sobre “Licenciamento legal”; a Prefeitura Municipal de Macapá com a palestra “Obrigações, licenciamento e fiscalização”; Banco do Brasil com o tema: “O que é microcrédito produtivo e como acessá-lo”; a Superintendência da Zona Franca de Manaus irá abordar o tema: “Conheça os benefícios fiscais da Suframa”, a Caixa Econômica Federal tratará de: “Produtos e serviços bancários para o empreendedor individual”; a Vigilância Sanitária abordará “Higiene e manipulação de alimentos e licenciamento legal”, o Corpo de Bombeiros falará sobre “Cuidados contra incêndios e precaução de segurança”, e o Ministério do Trabalho e Emprego abrilhantará o evento com a palestra “Como contratar um funcionário”.

Além das palestras, i Sebrae coloca à disposição dos interessadoso oficinas sobre gestão empresarial que acontecem diariamente. As oficinas fazem parte do Programa Sebrae Empreendedor Individual (SEI), que tem como objetivo capacitar o empreendedor já formalizado; as oficinas tem os seguintes temas: “SEI Vender”, “SEI Comprar”, “SEI Controlar Meu Dinheiro”, “SEI Empreender”, “SEI Unir Forças Para Melhorar”, “SEI Planejar e SEI Administrar”. O objetivo é fortalecer e facilitar o acesso do empreendedor a informação gerencial de forma presencial e on-line.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s