JULGAMENTO DO MENSALÃO COMEÇA DIA DOIS DE AGOSTO

Ricardo Lewandowski conseguiu finalizar parecer sobre o caso a tempo

SÃO PAULO, 26 Jun (Reuters) – O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), informou ao presidente da Corte, Carlos Ayres Britto, que concluiu a revisão do processo do mensalão, o que permite o início do julgamento do caso em 2 de agosto, um dia após a volta do recesso do Judiciário.

Isso porque Ayres Britto decidiu não editar uma edição extra do Diário da Justiça nesta terça-feira para incluir a liberação do processo pelo ministro revisor. Assim, devido à necessidade de cumprimento de todos os prazos legais para informação dos réus e demais envolvidos, o julgamento não será mais em 1o de agosto, como a Corte pretendia originalmente.

O escândalo do mensalão foi deflagrado durante o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2005. Seria um esquema pelo qual parlamentares receberiam dinheiro em troca de apoio ao governo. Entre os réus do mensalão estão o ex-ministro-chefe da Casa Civil José Dirceu, o ex-presidente do PT José Genoino e o ex-tesoureiro da sigla Delúbio Soares

No início deste mês, a corte havia definido o dia 1o de agosto para começar o julgamento dos 38 réus do processo e estabeleceu um cronograma para que o caso fosse analisado pelos ministros a partir daí.

A fase de apresentação do parecer do ministro relator do caso, Joaquim Barbosa, de manifestação do procurador-geral da República, Roberto Gurgel, e dos advogados de defesa deveria se estender até o dia 15. A partir de então, os ministros deveriam começar a votar.

Com a nova data de início do julgamento, esses prazos devem ser atrasados em um dia.

(Reportagem de Eduardo Simões)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s