RIO + 20: GOVERNADOR DO AMAPÁ APRESENTA AO MUNDO A CARTA DA AMAZÔNIA

Camilo discursando na Rio + 20

O governador do Amapá, Camilo Capiberibe, foi escolhido entre os governadores da Amazônia Legal para apresentar a “Carta da Amazônia” a líderes mundiais. O ato aconteceu ainda há pouco, às 13h desta quinta-feira, 21, na sala P 2-3, no Riocentro, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20.

O documento apresentado pelo governador Camilo possui duas propostas: a criação de um Conselho para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia e o PAC Florestal.

O PAC Florestal é a proposta do Amapá para o desenvolvimento da Amazônia e foi apresentada na última segunda-feira, 18, na Rio+20, durante o Fórum dos Secretários de Meio Ambiente, que ocorreu no stand do Estado do Rio de Janeiro, no Parque dos Altletas – palco oficial da Conferência Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável.

Durante os trabalhos, o secretário de Estado do Meio Ambiente, Grayton Toledo, também explicou como foram construídas a “Carta da Amazônia”, a “Carta do Amapá” e a “Carta dos Governadores”.

Toledo lembrou que o PAC das Florestas foi lançado pelo governador Camilo Capiberibe no Fórum de Governadores, em Belém (PA). Trata-se do Programa de Aceleração do Crescimento para a economia florestal na Amazônia. “É um contraponto em razão de que existe aplicação de muitos recursos para áreas como infraestrutura, saúde e outras, mas nenhum para a área florestal”, justificou o secretário do Amapá.

A proposta visa impulsionar as cadeias produtivas da sociobiodiversidade, produtos florestais não madeireiros, exploração racional de madeira e legalização fundiária. “Precisamos de recursos para resolver essas questões”, pontuou Grayton.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s